Topo
Blog da Infomoto

Blog da Infomoto

Dafra Apache 200 chega em abril; preço "certo" é de R$ 12.500

Infomoto

30/03/2019 08h00

Essa é a verdadeira Apache RTR 200 que será vendida no Brasil

A Dafra finalmente inicia a comercialização da Apache RTR 200. O modelo street, apresentado no Salão Duas Rodas 2017 e que já flagramos rodando em testes há dois anos, chega às lojas em abril prometendo desempenho próximo aos modelos de 250cc, mas com preço inferior: R$ 12.490 já com frete incluso, nas cores preta e vermelha.

Alguns sites e blogs quiseram se "adiantar" e acabaram informando um preço maior e incorreto, em torno de R$ 15.000. Outra falha eram as fotos do modelo. Produzida pela indiana TVS, a Apache 200 tem diversas versões à venda na Índia e muitos buscaram algumas fotos da Apache 200 na internet e acabaram publicando fotos da versão "errada". O modelo que será vendido no Brasil é o que aparece nessas fotos de estúdio, que você vê pela primeira vez aqui em nosso blog. Ele difere em alguns detalhes até mesmo do modelo mostrado no SDR 2017.Apache 200 no SDR 2017: modelo não tinha a bolha sobre o painel e trazia grafismos mais simples

Fruto da parceria com a TVS, terceiro maior fabricante de motos da Índia, a Apache RTR 200 vem substituir o modelo de 150cc que, entre 2010 e 2014, venceu mais de 36.000 unidades. A Apache 200, porém, tem design novo e esportivo, além de motor maior alimentado por injeção eletrônica de combustível.

Outra novidade do monocilíndrico de 197,75 cm³ são suas quatro válvulas que proporcionam bom desempenho para sua capacidade. São 21,02 cv de potência máxima a 8.500 rpm, enquanto o torque é de 1,85 kgf.m a 6.500 giros – tão potente quanto a Yamaha Fazer 250 ABS. O câmbio tem cinco marchas e a embreagem é deslizante (slippery clutch), outra exclusividade nesse segmento. O tanque de 12 litros só pode ser abastecido com gasolina.

Mais esportivaMotor de 197,75 cm³ produz bons 21 cv de potência: mesmo desempenho da Fazer 250 

As novas carenagens deixaram a Apache 200 com visual mais moderno. O banco em dois níveis e a balança traseira monoamortecida – com regulagem na pré-carga da mola – também conferem um ar mais esportivo ao novo modelo street. O painel totalmente digital traz o velocímetro, conta-giros, marcador de combustível e indicador de marcha, além de relógio e hodômetros.

Além do monoamortecedor com 105 mm de curso (na dianteira há um garfo telescópico com 117 mm), outra novidade na parte ciclística são os discos de freio nas duas rodas, agora com sistema combinado de acionamento hidráulico (FH-CBS). As rodas aro 17 de liga-leve calçam pneus sem câmara nas medidas 90/90-17, na dianteira, e 130/70-17, na traseira. O peso total do conjunto é de 139 kg a seco.

MercadoNova Apache 200 será vendida nas cores preta metálico (acima) e vermelho fosco

Fora de linha desde 2014, a Apache agora volta com design mais atual e motor com melhor desempenho, além de algumas melhorias na parte ciclística. A proposta do modelo é oferecer desempenho melhor do que as motos street de 150/160 cc, mas preço inferior às 250cc, como Honda CB Twister (a partir de R$ 13.990 com CBS) e Yamaha Fazer 250 com ABS de série (R$ 15.990).

Para Victor Trisotto, diretor de engenharia e produção da Dafra, a Apache RTR 200 é a opção para quem busca uma moto com mais potência no dia a dia, mas não abre mão do baixo consumo de combustível das cilindradas menores e não deseja pagar o preço das cilindradas maiores. "É um modelo com ótimo custo benefício, que possui componentes utilizados em motos premium, o que garante excelente performance e dirigibilidade", conclui.Traseira agora é monoamortecida e tem freio a disco

A nova Dafra Apache RTR 200 chega às concessionárias da marca na segunda quinzena de abril nas cores preta metálico e vermelho fosco com preço de R$ 12.490. Em breve, faremos um teste com a nova street de 200cc; fique ligado. Acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. (Por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.