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Essas são as quatro motos BMW que chegam ao Brasil este ano, você gostou?

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24/02/2019 08h00

Entre as novidades está a nova geração da R 1250 GS e da GS Adventure

A BMW confirmou a chegada de quatro novas motos ao Brasil ainda neste ano. Como já havíamos adiantado aqui, a primeira delas será a F 850 GS Adventure, uma versão da bigtrail bicilíndrica com tanque maior e mais conforto para longas viagens. No final do ano, devem desembarcar por aqui a superesportiva S 1000RR, que foi completamente reformulada; além das R 1250 GS e R 1250 GS Adventure, que ganharam um novo motor, maior, e com comando de válvulas variável.

Todas as novidades serão montadas na planta da BMW Motorrad localizada no Pólo Industrial de Manaus (AM). "A estratégia de ter a única fábrica exclusiva para produção de motocicletas do BMW Group fora da Alemanha será vital para nossos negócios no país nos próximos anos", afirma Alejandro Echeagaray, Presidente da fábrica do BMW Group no Amazonas. Conheça agora alguns detalhes dos novos modelos:

F 850 GS AdventureVersão mais aventureira da bigtrail tem tanque de 23 litros de capacidade

Construída na mesma base da F 850 GS, que a marca lançou no ano passado aqui no Brasil, a versão Adventure traz atributos para quem quer viajar ainda mais longe. Seu tanque de 23 litros promete mais de 500 km de autonomia. As carenagens maiores e o parabrisa ajustável manualmente oferecem mais proteção aerodinâmica.

O modelo é equipado com o novo motor bicilíndrico de 853 cm³, que tem 95 cv de potência máxima no exterior. Por aqui, a BMW apresentou a nova F 850 com apenas 80 cv, alegando que o escapamento não atendia às normas brasileiras antirruídos e, por isso, teve que "amarrar" o motor. Mas ainda não há informações de como será o desempenho da versão Adventure.Versão Adventure terá pacote eletrônico completo

Como é tradição da marca, a F 850 GS Adventure também deve contar com um completo pacote eletrônico, que inclui modos de pilotagem, controle de tração, freios ABS e até suspensões eletrônicas.

BMW S 1000 RRSuperesportiva alemã emagreceu e agora pesa 197 kg em ordem de marcha

A superesportiva BMW S 1000 RR foi completamente renovada para 2019. O modelo ganhou um novo design e ficou mais leve e potente. Para atingir esse objetivo a fábrica alemã começou pelo coração de uma superesportiva: o motor. Os quatro cilindros em linha ficaram quatro quilos mais leve e receberam comando de válvulas variável. A potência aumentou 8 cv: a nova S 1000 RR oferece 207 cv de potência máxima a 13.500 rpm.Motor produz 207 cv a 13.500 rpm

O sistema de escapamento também é 1,3 kg mais leve. Com novo quadro e suspensões, a esportiva "emagreceu" 11 kg: passou dos 208 kg da geração anterior para 197 kg no modelo 2019. O quadro redesenhado tem o motor fazendo parte da estrutura e novas suspensões garantem melhor maneabilidade na estrada e mais agilidade na pista. A posição de pilotagem ficou mais esportiva, proporcionando mais controle. O tanque mais estreito e um design claramente mais compacto completam a ciclística da nova S 1000 RR.

O conjunto óptico manteve os dois faróis, mas abandonou o desenho assimétrico. Um novo painel digital com tela de TFT e o que há de mais moderno em termos de tecnologia embarcada completam a lista de alterações na superesportiva.

R 1250 GS/ 1250 GS AdventureMotor tem agora 1254 cm³ e produz 136 cv de potência máxima

Como o nome denuncia, uma das principais novidades da bigtrail é o motor com maior capacidade cúbica – 1.254 cm³ – que produz 136 cv a 7.750 rpm. A antiga geração tinha motor de 1.170 cm³ e 125 cv.

Além de maior e mais potente, o novo propulsor de dois cilindros opostos (boxer) conta com comando de válvulas variável. O sistema, batizado de ShiftCam pela BMW, oferece uma melhor entrega de potência e torque ao longo de todas as faixas de rotação do motor, além de consumir menos combustível e poluir menos, de acordo com a marca. BMW promete melhor desempenho e menor consumo com novo comando de válvulas variável

Segundo a BMW, em marcha lenta as rotações caíram 100 rpm e o consumo de combustível foi reduzido em 4% no geral. O torque máximo, por exemplo, aumentou de 12,7 kgf.m a 6.500 rpm para 14,6 kgf.m a 6.250 giros, ou seja, mais força em uma rotação mais baixa.

A nova R 1250 GS também ficou mais "conectada". A bigtrail terá o painel de TFT de 6,5 polegadas com conectividade de série: o sistema permite conectar o celular por Bluetooth ao painel e controlar as funções por meio multi-controlador existente no punho esquerdo da R 1250 GS. Versão Adventure tem tanque com 30 litros de capacidade

Outra novidade são os faróis de LED de série em todas as versões, enquanto a iluminação diurna de LED é acessórios de fábrica. Já a versão Adventure tem algumas características para quem vai fazer longas aventuras, como tanque com capacidade para 30 litros (contra 20 l na versão GS) e para-brisa maior.  (por Arthur Caldeira)

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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