Topo

Infomoto

Lançamentos: 10 motos que chegam ao Brasil em 2019

Infomoto

06/01/2019 07h00

Confira os principais lançamentos do ano

O ano que se encerrou foi melhor que o esperado para o mercado de motocicletas. A produção voltou a superar 1 milhão de unidades e as vendas cresceram 10,5% em 2018. Os bons resultados animaram a indústria de motos para 2019. As concessionárias projetam outro aumento nas vendas e as fábricas preparam diversos lançamentos para este ano.

Muitos devem chegar ao mercado já no primeiro semestre, mas outros devem ficar "guardados" a sete chaves para o Salão Duas Rodas 2019, que deve acontecer em novembro no SP Expo, na capital paulista. Confira uma lista das 10 principais motos que devem ser lançadas neste ano.

Novo Honda PCX
A nova geração do PCX 150, lançada no primeiro trimestre do ano passado na Europa, deve chegar ao mercado em fevereiro deste ano. Scooter mais vendido do Brasil, o PCX teve seu design atualizado, ganhou iluminação full-LED, além de um painel digital que lembra o do Honda Civic. Na parte ciclística, o PCX ganhou pneu traseiro mais largo e os dois amortecedores mudaram para evitar o fim de curso com garupa, uma das reclamações dos proprietários do antigo modelo.
A marca já confirmou que haverá três versões do novo PCX. A versão de entrada traz o visual novo, mas os freios são combinados (CBS) e estará disponível em duas opções de cores (azul e prata). Apenas a versão Sport e DLX, mais caras, terão freios ABS e Smart Key (chave de presença), como o SH 300i. A Honda ainda não definiu os preços.

Yamaha Ténéré 300Embora ainda não tenha sido confirmada, há rumores e indícios de que a Yamaha prepara uma aventureira compacta com o motor bicilíndrico de 321 cc que já equipe a esportiva R3 e a naked MT-03. O modelo, provavelmente global, viria substituir a aposentada Ténéré 250 monocilíndrica. E, claro, receberia o nome famoso da família de motos aventureiras.

O modelo faria todo o sentido no line-up da marca. Com tanque maior e desempenho melhor do que a renovada Lander 250 ABS, a nova Ténéré 300 disputaria o mercado com a Versys X-300 e a Royal Enfield Himalayan 400 no segmento de aventureiras mais acessíveis, mas ainda assim com bom desempenho para viajar.

Kawasaki Z 400
Apresentada no Salão de Milão em novembro do ano passado, a Z 400 usa o motor de dois cilindros, 399 cc e 48 cv que equipa a sua "irmã" esportiva Ninja 400. O modelo deverá chegar o Brasil somente no segundo semestre do próximo ano e possivelmente será mostrado no Salão Duas Rodas 2019.

A nova naked da Kawasaki tem bom torque de 4 kgf.m e câmbio de seis marchas. Com design moderno e quadro em treliça, a Z 400 também herdou a embreagem deslizante que evita derrapagens em caso de reduções fortes ou engates errados de marchas.

Honda CB 500X
A Honda renovou sua linha de 500cc, mas o destaque vai para o modelo crossover que, além do face-lift, ganhou roda aro 19 na dianteira e suspensões com curso mais longo. Características que certamente vão ampliar suas capacidades para percorrer estradas de terra e terrenos irregulares.

Outra novidade é o painel totalmente digital com tela de LCD com fundo preto e o útil indicador de marchas. O novo modelo traz embreagem, agora deslizante, no câmbio de seis marchas. Sucesso de vendas e montada em Manaus (AM), os modelos da linha 500cc e a CB 500X devem desembarcar aqui no segundo semestre do próximo ano no Salão Duas Rodas.

Royal Enfield Twins 650cc
Completamente novas, a naked Interceptor 650 e a café-racer Continental GT 650 marcam uma nova fase para a marca indiana. Desenvolvidas em conjunto com o Centro Técnico da Royal Enfield no Reino Unido, ambas têm um motor de dois cilindros, com refrigeração mista e produzem bons 47 cv de potência máxima.

Montadas sobre o mesmo quadro, são as primeiras motos globais da marca, ou seja, foram projetadas pensando em aumentar as vendas da Royal Enfield no exterior. Com visual clássico e acabamento superior aos atuais modelos da Royal Enfield, Interceptor e Continental GT de 650cc também devem chegar ao País no Salão Duas Rodas, que acontece em novembro em São Paulo (SP).

Yamaha MT-09
Embora tenha sido lançada no exterior em 2017, a nova geração da MT-09 ainda não chegou ao Brasil. A naked de três cilindros e 850 cc ganhou visual e suspensões novas para agradar aos pilotos que procuram uma moto mais radical. Apesar do atraso, tudo indica que a nova geração da MT-09 chegue por aqui neste ano, seguindo os passos da MT-07, lançada em outubro do ano passado.Seu visual renovado, marcado pelo conjunto óptico duplo na dianteira e uma rabeta redesenhada, deram um ar mais moderno e agressivo a MT-09. Mas embreagem deslizante e sistema de quickshift no câmbio de seis marchas devem oferecer mais diversão para quem gosta de acelerar, embora o motor não tenha mudado e continue oferecendo bons 115 cv de potência máxima a 10.000 giros. A suspensão dianteira, agora invertida, também deve ajudar a quem gosta de pilotar esportivamente.

Honda CB 1000R
A nova Honda CB 1000R chega às lojas ainda neste primeiro trimestre. A naked de 1.000 cc foi completamente reformulada seguindo o conceito Neo Sports Cafe, que tem linhas futuristas, porém claramente inspiradas nas cafe racers dos anos de 1950. O motor de quatro cilindros em linha e 998 cm³ ficou mais potente do que a geração anterior: agora são 141 cv contra os antigos 125 cv de potência máxima. Além de mais potente, a CB 1000R ficou mais moderna. O modelo ganhou três modos de pilotagem e controle de tração, além dos freios ABS, que já estavam presentes na geração anterior. A nova CB 1000R ainda tem sistema de iluminação full LED e painel digital. O preço ainda não foi definido, mas deve ficar em torno de R$ 50 mil.

Ducati Panigale V4
A Panigale V4 marca uma nova era das superesportivas da fábrica italiana, que deixou para trás os motores de dois cilindros e aposta em um propulsor de quatro cilindros em "V" derivado da MotoGP com 1.103 cm³ de capacidade. Capaz de produzir 214 cv de potência máxima, o V4 confere a melhor relação peso/potência á nova geração da Panigale.

Com o característico – e belo – design italiano, a Ducati Panigale V4 traz o que há de mais moderno em tecnologia embarcada para ajudar a domar toda essa "força". À época do lançamento do modelo no início de 2018, a subsidiária brasileira afirmou que a Panigale V4 deveria chegar ao nosso mercado no primeiro semestre deste ano.

Triumph Scrambler 1200
A nova Scrambler da marca inglesa tem a proposta de ser uma moto com visual clássico mas com verdadeira vocação para aventuras. Para isso, conta com o motor bicilíndrico de 1.200 cc, 90 cv e muito torque que já equipa as outras clássicas modernas da Triumph. A nova Scrambler 1200 tem duas versões – XE e XC – que se diferenciam pelo curso das suspensões (mais de 200 mm em ambas), ângulo de cáster e balança traseira. Uma das duas deve ser vendida no Brasil ainda neste ano. Equipada com modernos controles eletrônicos e muita tecnologia, a nova Triumph Scrambler 1200 não deverá ser uma moto "barata". Rumores apontam que o preço deve girar em torno de R$ 55 e 60 mil.

BMW R 1250 GS
Bigtrail mais vendida em todo o mundo e modelo de maior sucesso da marca alemã, a nova GS ganhou um motor boxer de maior capacidade (1252 cm³), como denuncia seu nome. Além de mais potente (136 cv), o bicilíndrico ganhou comando de válvulas variável para oferecer mais torque em baixos giros e um menor consumo de combustível. Já confirmada para o Brasil, a nova R 1250 GS ainda ganhou faróis de LED de série e painel TFT com conectividade Bluetooth como itens de série. A versão "básica" da R 1250 GS sai de fábrica no exterior com dois modos de pilotagem, controle de tração básico, além do assistente de partida em subidas, que a marca chama de "Hill Start Control". Outras tecnologias, como a suspensão eletronicamente ajustável, Dynamic ESA, também foram atualizadas. A suspensão traz ajuste automático na pré-carga da mola e é vendido como opcional no exterior. Vale ressaltar que a BMW costuma trazer as versões mais completas para o mercado brasileiro, o eu certamente acarretará um acréscimo no preço. (texto Arthur Caldeira / fotos Divulgação e INFOMOTO)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.