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Saudade da Ténéré 250? Veja como achar uma usada em boas condições

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15/12/2018 08h00

Aventureira de 250cc pode ser encontrada a partir de R$ 10 mil

A decisão da Yamaha em aposentar a Ténéré 250 com o lançamento da Lander 250 ABS desagradou muitos fãs da aventureira de 250cc. Afinal, a "Ténérézinha" era (ou ainda é) o sonho de consumo de quem precisa de uma moto robusta e valente para aventuras na cidade ou na estrada. Lançada em 2011, a Ténéré oferece mais conforto que a antiga Lander e a mesma economia e confiabilidade que a street Fazer 250. O motor de um cilindro com 249 cm³ de capacidade atinge potência de até 21 cv a 7.500 rpm e o torque máximo de 2,10 kgf.m chega nos 6.500 giros.

A maior atualização do modelo aconteceu em 2015, quando recebeu o propulsor flex (gasolina/etanol) com poucas mudanças no desempenho. Contudo, o modelo, que passou a se chamar Ténére Blue Flex, ficou mais moderno (e caro) com painel digital, lanterna em LED e alças da garupa em alumínio.Ténéré 250 foi lançada em 2011

Ainda assim, sua linhagem "aventureira" foi mantida. A Ténéré permite viagens na faixa dos 120 km/h e chega aos 135 km/h de velocidade máxima. O consumo fica na casa dos 30 km/litro e o tanque de 16 litros garante autonomia superior aos 450 km. Claro que esse consumo (e desempenho) está ligado à pilotagem e a forma como o piloto utilizará o acelerador e o câmbio de cinco marchas.

Rodadas e confiáveisProprietários viajaram bastante e há exemplares com alta quilometragem

Pesando 137 kg (a seco), o modelo usa roda de 21 polegadas na dianteira, sendo capaz de encarar estradas esburacadas e com lama. Pela sua proposta de ser uma moto para viagens e aventura, é fácil comum encontrar exemplares com mais de 150 mil km rodados, que, ainda assim, estão em ótimo estado. Mas, exigem atenção a detalhes na hora da compra.Confira se não há vazamento na junta do cilindro, um defeito recorrente

Um deles é o vazamento na junta do cilindro. Infelizmente, um problema que aparece em diversos relatos de proprietários nas redes sociais. Embora seja de fácil solução, o reparo exige que se desmonte a parte superior do motor. De acordo com o mecânico Alexandre Sauro, da Iron Machine (São Paulo, SP), o custo da mão de obra para este reparo gira em torno de R$ 600. O profissional diz ainda que mesmo exemplares da Ténéré 250 com apenas 15 mil km rodados já apresentaram o defeito. "É um problema que não chega a condenar a moto, mas o valor do conserto e das peças deve ser descontado na hora da compra", ensina.

Rangidos e recallPreste atenção se a suspensão traseira não range

Outro problema clássico do modelo é o rangido da suspensão traseira. "Em alguns casos, basta desmontar e lubrificar. Em outros, é preciso substituir componentes da suspensão o que é muito caro", alerta o mecânico. Segundo ele, caso a moto apresente o rangido é importante levar para um mecânico avaliar.

Esse problema em específico pode ser um fator para cancelar a compra, pois mostra que o dono anterior não era dos mais cuidadosos com a lubrificação da moto. "A cada 10 mil km é necessário desmontar a suspensão e lubrificar todo o sistema", diz Alexandre.Os modelos 2016/17 passaram por recall no botão de partida

Ele também lembrou que a Ténéré, anos 2016 e 17, tiveram chamados de recall da Yamaha, por causa de falhas no interruptor do botão de partida. Problemas no componente poderiam desligar o motor com a moto em movimento.

Preços das peçasPainel digital pode ser caro

Ao avaliar a moto, também é indicado conferir o desgaste de peças, como a relação final e as condições de discos de freios. Embora a Ténéré não seja uma moto de luxo, o preço desses componentes pode assustar. O disco de freio dianteiro, por exemplo, custa R$ 400, enquanto a relação original está avaliada em R$ 683 nas concessionárias (veja box).

Componentes eletrônicos, como o painel, também merecem atenção. Se houver algum problema e for preciso trocá-lo, a peça sai por R$ 1.327 nas revendas da Yamaha.Manetes e piscas têm preço acessível, caso precisem ser substituídos

Levando esses pontos em consideração, é possível ter na garagem uma excelente moto. Mesmo com muitos quilômetros no painel, se uma Ténéré 250 recebe a manutenção devida, ela ainda pode oferecer muita aventura por anos a fio.

E como saber se a trail pretendida era bem cuidada sem avaliá-la a fundo? Simples: peça a chave reserva e o manual do proprietário. Donos criteriosos nunca se desfazem deles. É um teste que funciona na maioria das vezes e ainda valoriza a moto na hora de revender. (texto Cicero Lima / fotos INFOMOTO)

Quanto custa a manutenção

Confira os preços das peças originais de uma Yamaha Ténéré 250 consultados nas concessionárias:

– Manete de freio – R$ 64,53
– Manete de embreagem – R$ 31,93
– Filtro de ar – R$ 78,53
– Filtro de óleo – R$ 28,00
– Pastilha freio dianteira – R$ 143,49
– Pastilha de freio traseira – R$ 141,00
– Disco de freio dianteiro – R$ 399
– Disco de freio traseiro – R$ 395
– Relação completa – R$ 683,33
– Cabo do acelerador (completo) – R$ 208,63

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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