Topo

Infomoto

SP terá serviço de compartilhamento de scooter elétrico por R$ 0,59/minuto

Infomoto

18/09/2018 13h26

Aplicativo RibaShare será lançado em outubro 

A empresa brasileira Riba aproveitou o Salão dos Veículos Elétricos, que acontece em São Paulo entre 17 e 19 de setembro, para apresentar o RibaShare, o primeiro serviço de compartilhamento de scooters elétricos. Inicialmente, o serviço vai funcionar apenas na capital paulista por meio de um aplicativo (para iOS e Android) em que o usuário poderá localizar os scooters mais próximos e fazer uma reserva.Localização e aluguel dos scooters será feito por meio de um app

Ao encontrar o scooter, o usuário terá de fazer check-in no aplicativo para que os sensores inteligentes destravem o veículo. Os scooters terão um baú com o capacete, que estará liberado junto com o veículo. O aluguel do scooter custará R$ 0,59 por minuto. Para finalizar a cobrança, basta que o usuário estacione o veículo em qualquer local permitido dentro da área de abrangência, sem a necessidade de levá-lo ao ponto inicial, e guardar o capacete no baú. O RibaShare não terá estações fixas e a empresa irá se responsabilizar por recarregar as baterias do scooter elétrico.

Scooters têm velocidade limitada a 50 km/h e autonomia de 90 km

O serviço funcionará inicialmente na Vila Olímpia, Itaim Bibi e Berrini com uma frota de 50 scooters elétricos a partir de outubro. Os scooters elétricos da RibaShare têm autonomia para 90 km com uma carga e a velocidade é limitada a 50km/h.

"Estamos otimistas e esperamos uma ótima aceitação do público. Nos baseamos muito no mercado europeu, que já possui alguns bons modelos de negócio como esse. Somos pioneiros nesse segmento e esperamos expandir o negócio em um curto período", afirma Fernando Freitas, CEO da Riba, que projeta virar o ano já com 250 unidades e ampliar a área de atuação. Inicialmente serviço terá 50 scooters na zona oeste da capital paulista 

Quem estiver interessado, já pode se cadastrar no site da empresa antes do lançamento do aplicativo, previsto para o próximo mês. O cadastro prévio garante 15 minutos gratuitos no primeiro uso. Vale lembrar que para pilotar uma scooter, mesmo que elétrica, é necessário possuir a habilitação na categoria A, para motocicletas. (por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.