Veja 10 dicas para deixar sua moto sempre com cara de nova
 Aprenda a conservar sua moto bonita e em ordem por muitos quilômetros
Aprenda a conservar sua moto bonita e em ordem por muitos quilômetros
Assim como os seres humanos, as motos sentem a passagem do tempo. As peças plásticas perdem o brilho e surgem muitos barulhos que podem até tirar o prazer de rodar com sua companheira de duas rodas. Mas, acredite, assim como é possível envelhecer com saúde, também se pode conservar sua moto sempre pronta para um passeio no domingo ou uma longa viagem.
Parece um sonho, mas é possível ter uma moto assim. Para isso basta ter alguns cuidados básicos e evitar erros comuns na forma de pilotar. Conversamos com o experiente mecânico Olavo Antônio Júnior, da concessionária Honda STR, de Osasco (SP), que deu dez dicas para conservar sua moto sempre nova.
1 – Fique atento às revisões  Revisões têm de ser feitas na quilometragem ou no prazo indicado no Manual
Revisões têm de ser feitas na quilometragem ou no prazo indicado no Manual
Ficar atento às indicações do Manual do Proprietário e fazer as revisões na quilometragem ou no prazo indicado pelo fabricante, é fundamental para conservar a moto em boas condições. A primeira revisão – feita geralmente aos 1.000 km – é muito importante para garantir vida longa à sua moto. Nas revisões seguintes, folga das válvulas, condições da linha de combustível, bombas e velas são conferidas e reguladas. Além disso, são feitas averiguações importantes em itens, como suspensões e freios.
2 – De olho no nível Verifique o nível de óleo toda vez que for rodar com a moto
Verifique o nível de óleo toda vez que for rodar com a moto
O lubrificante é muito importante para a durabilidade do motor. Ele tem a função de diminuir o atrito entre as partes móveis do motor e câmbio. Por isso sua troca deve ser feita em intervalos recomendados pelo fabricante, porém muita gente esquece de verificar o nível (e completar se necessário). O fabricante recomenda a verificação do nível de óleo toda vez que for rodar com a moto.
3 – Relação equilibrada Verifique a corrente e lubrifique a cada 1.000 km
Verifique a corrente e lubrifique a cada 1.000 km
A relação final (apelido do conjunto corrente, coroa e pinhão) também exige atenção. A corrente deve estar sempre regulada, não podendo estar muito esticada ou folgada, para evitar o risco de travamento da roda ou o rompimento dos elos. A verificação e lubrificação devem ser feitas a cada 1.000 km ou sempre que a moto rodar na chuva ou em estradas de terra.
4 – Na pressão certa Confira a pressão dos pneus toda semana e calibre-os se necessário
Confira a pressão dos pneus toda semana e calibre-os se necessário 
Calibrar os pneus é um hábito fundamental para manter a moto em boas condições. Eles devem estar sempre na pressão recomendada pelo fabricante (informada no Manual do Proprietário ou num adesivo na balança traseira). Rodar com o pneu murcho força o motor e aumenta o consumo de combustível. Mas não exagere: pneu muito cheio pode comprometer a suspensão e o conforto.
5 – Comandos em ação Cabos difíceis de acionar podem indicar falta de lubrificação
Cabos difíceis de acionar podem indicar falta de lubrificação
Muitos motociclistas nem sabem que é preciso lubrificar os cabos do acelerador e da embreagem. A cada 12.000 km é importante verificar as condições desses componentes. Caso o acionamento dos manetes estiver difícil é bom ficar atento, pois pode faltar lubrificação ou a folga estar errada. Com isso existe o risco do cabo se romper. A mesma atenção deve ser dada aos pedais de freio e do câmbio, que devem ser verificados e regulados periodicamente.
6 – Em qualquer clima Depois de rodar na terra ou na água do mar, lave sua moto e limpe o filtro de ar
Depois de rodar na terra ou na água do mar, lave sua moto e limpe o filtro de ar
Sempre que rodar por lugares com muita poeira, lama ou água do mar é importante uma lavagem completa da moto para evitar a corrosão. O filtro de ar também deve ser limpo ou substituído quando a moto for usada constantemente em locais muito poluídos ou na terra. Quando possível, evite deixar a moto exposta aos raios solares que tiram o brilho da pintura e ressecam partes plásticas e o banco.
7 – No "talo" Não rode com o acelerador totalmente aberto; respeite o limite da moto
Não rode com o acelerador totalmente aberto; respeite o limite da moto
Rodar com a moto em rotação máxima, com o acelerador totalmente aberto, força o motor e diminui sua vida útil. O mecânico Olavo lembra que as motos de baixa cilindrada devem ser usadas de acordo com a sua potência. "Forçar o motor por longos períodos ocasiona desgaste de peças internas. Por isso é preciso respeitar a limitação de giro, principalmente nas motos de baixa cilindrada", ensina o mecânico da STR Motos.
8 – Vai na "manha" Pilote com suavidade; evite trancos nas acelerações e trocas de marchas
Pilote com suavidade; evite trancos nas acelerações e trocas de marchas
As acelerações bruscas, ou levar a rotação do motor até a faixa de corte, comprometem a durabilidade do motor e da relação. Não é preciso andar devagar e sim evitar "trancos" nas acelerações e trocas de marchas. Uma pilotagem suave, com fluidez, aproveitando o torque do motor, garante vida longa à sua moto.
9 – Não jogue dinheiro fora Frenagens bruscas desgastam pastilhas e pneus mais rapidamente
Frenagens bruscas desgastam pastilhas e pneus mais rapidamente
Assim como nas acelerações, as frenagens radicais, a ponto de arrastar o pneu, causam grande prejuízo. Esse hábito aumenta o desgaste dos pneus, das pastilhas e dos discos de freios, e pode afetar até as suspensões. Quem antecipa a desaceleração e usa o freio motor nas reduções de velocidade economiza combustível e aumenta a durabilidade da moto. Além de pilotar de forma mais segura.
10 – Cuidado na hora de abastecer Procure postos de confiança e nunca abasteça acima do nível indicado
Procure postos de confiança e nunca abasteça acima do nível indicado
É difícil conferir a qualidade do combustível que compramos e o que resta é procurar um posto de confiança. Postos com preços muito abaixo da média podem fornecer gasolina "batizada". Esse tipo de combustível acelera o desgaste de peças internas e aumenta o consumo. Peça ao frentista para abastecer até a marca limite, indicada no bocal, e assim não correr o risco de derramar combustível no tanque. Caso isso aconteça, lave imediatamente com bastante água e sabão. (texto: Cicero Lima / fotos: INFOMOTO e Divulgação)

 
     
     
    










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