Curte Harley? Veja dicas para comprar uma usada por bons preços
Porta de entrada da marca, dá pra encontrar uma Sportster 883 por até R$ 20 mil
Quem chega de Harley-Davidson a algum lugar sempre chama atenção. Mesmo quem não entende (ou não gosta) de motos, aprecia os cromados e o som imponente do lendário motor de dois cilindros em "V". Para desfrutar desse status basta ter R$ 20 mil na conta bancária e procurar um bom exemplar da Sportster 883, abaixo do modelo 2008. Mas, antes de fazer o cheque, veja os problemas comuns e os desafios de ser proprietário de uma Harley usada.
Existem muitas versões da Sportster 883, porém abaixo de R$ 20 mil, você encontrará em sua maioria a esportiva XL 883R ou o modelo Standard. A grande mudança na 883 aconteceu em 2006, quando a moto ganhou injeção eletrônica.Maioria dos exemplares à venda é da versão "R", que tem rodas de liga-leve
Conversamos com o mecânico André Pastor, da Vitória Moto Peças, oficina especializada em Harley-Davidson na capital paulista. André, também conhecido como "Cabelo", lembra que, embora as versões carburadas sejam mais tradicionais e em alguns casos até mais valorizadas, no dia a dia o carburador precisa de constantes regulagens. "O carburador não se acostuma a nossa gasolina misturada com álcool e os problemas são constantes", afirma o profissional. Por isso, a versão injetada dá menos manutenção e ainda economiza gasolina.
André também destaca um problema crônico nos rolamentos de rodas. "Muitas vezes na hora de trocar o pneu ou consertar um furo, o retentor não é colocado novamente. O resultado é que o rolamento perde a graxa, fica sujo e se desgasta. "Não deve haver folga lateral na roda ou barulho de rolamento, se for o caso é preciso substituir a peça". A troca fica em torno de R$ 400 e, se for um modelo com freios ABS, o valor estimado é de R$ 700.
O mesmo cuidado deve ser dedicado à correia dentada de transmissão final. A durabilidade é superior a 100 mil km, mas é preciso conferir o estado dos ressaltos (dentes) que fazem o encaixe nas polias. "Se o dono rodou na terra e uma pedra se alojou na correia ela poderá estar danificada". Trocar uma correia custa caro: em torno de R$ 3.000.
Manutenção caraMuitos donos usam peças de carros para economizar na manutenção
O custo de manutenção é um fator a ser levado em conta antes de comprar uma Harley usada. Um simples manete, por exemplo, supera os R$ 500, enquanto o disco de freio chega a R$ 1.800 (veja preços abaixo).
Na busca de diminuir o custo de manutenção, muitos donos de Sportster usam peças de carros na hora do conserto. Um exemplo é a cebolinha do freio, que pode ser substituída pela do Fusca. Se houver problema com a bomba de combustível é possível usar o refil da bomba do Chevrolet Corsa.Todas as Sportster 883 têm motor Evolution V2 e câmbio de cinco marchas
Mas, se os custos de manutenção não te assustam saiba que, além do status, a Harley-Davidson 883 também oferece uma boa aceleração que permite ultrapassagens seguras. Seu motor Evolution, com dois cilindros em V a 45º e refrigerado a ar atinge a potência máxima de 51 cv, mas o destaque fica para o torque máximo de 7 kgf.m a 4.000 giros. Graças ao câmbio de cinco marchas é possível uma tocada tranquila em viagens curtas. Seu tanque de combustível tem capacidade para 12,5 litros o que restringe a autonomia.
Mesmo que você se empolgue e ache uma moto em ótimas condições, não deixe de pedir a opinião de um profissional. Em resumo, a Harley 883 (assim como todos os outros modelos da marca) não é moto para principiantes. Ou você tem um bom dinheiro e um profissional de confiança para mandar fazer a revisão periódica sem se preocupar com os gastos, ou tem conhecimento mecânico para fazer a manutenção em casa. Caso contrário poderá ter mais tristezas do que alegrias e sua Harley poderá ficar mais tempo parada na garagem do que desfilando com você.
Preços de algumas peças de reposiçãoPesquisamos os preços de peças de reposição originais e algumas sugestões de peças paralelas. Confira os valores:
Manete de freio R$ 370
Manete de embreagem R$ 380
Manete de freio e embreagem cromado (paralelo, marca Drag Specialties) R$ 380,00 o par
Filtro de ar R$ 350
Filtro de ar K&N lavável R$ 520
Filtro de óleo (marca Hiflo) R$ 70
Disco de Freio (dianteiro) R$ 1.800 cada
Disco de Freio paralelo (dianteiro) R$ 950 cada
Pisca dianteiro R$ 490
Cabo de acelerador A e B (paralelo) R$ 598
Pneu Dianteiro Metzeler ME 888 R$ 490
Pneu Traseiro Metzeler ME 888 R$ 680
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.