Topo
Blog da Infomoto

Blog da Infomoto

Moto de Steve McQueen vai a leilão e valor pode passar dos R$ 500 mil

Infomoto

18/07/2018 08h00

Husqvarna 400 Cross 1971 que pertenceu ao ator será leiloada em outubro

Poucas motos no mundo são tão icônicas e famosas quanto a Husqvarna 400 Cross que pertenceu a Steve McQueen, astro de clássicos do cinema como "Fugindo do Inferno" (1963), Bullitt (1968), entre muitos outros. A Husq ficou famosa ao ser pilotada pelo ator no filme "On Any Sunday" (Um domingo sobre moto), documentário de 1971, dirigido por Bruce Brown. Esse mesmo exemplar vai à leilão no próximo dia 6 de outubro em evento que a Bonhams vai organizar no Barber Motorsports Museum em Birmingham, estado do Alabama, nos Estados Unidos.

A icônica foto de McQueen empinando a Husq na capa da Sports Illustrated 

Para provar que a moto é a mesma "Husq" off-road de McQueen, que também apareceu na famosa capa da revista Sports Illustrated com o próprio ator empinando sem camisa nos desertos norte-americanos, o exemplar conta uma extensa documentação. Além do certificado de propriedade do Estado da Califórnia em nome da Solar Productions, empresa de Steve McQueen, a Husq será vendida com a ficha de inscrição do ator para uma corrida na pista de motocross Saddleback, que fazia parte do calendário da modalidade nos anos de 1970. Também virá junto uma moeda de 1 centavo de dólar de 1960, ano de nascimento de Chadum dos filhos de McQueen, encontrada guardada em um saquinho plástico em um vão entre o quadro e o motor da moto.

Um pouco de históriaHusq tinha motor dois tempos de 395 cc

Famoso amante de carros, motos e esportes a motor, McQueen é normalmente associado às motos da inglesa Triumph, mas quando a Husqvarna chegou aos Estados Unidos, no final da década de 1960, o King of Cool, o "rei dos descolados" mudou de preferência.

McQueen logo adquiriu a Husqvarna de Cross para acelerar no deserto de Mojave e nas dunas da Califórnia. Além de charmosa, a Husq 400 também tinha características de uma verdadeira moto off-road: motor dois tempos de 395 cc, quadro leve e boas suspensões.Essa Husq tem história: ator até disputou provas de motocross

Se você ficou interessado, prepare as economias. O lance inicial ainda não foi definido, mas em 2011, esse mesmo exemplar foi vendido por 144.500 dólares, cerca de R$ 555.000. (texto Arthur Caldeira / fotos Coleção del Pinho, Heinz Kluetmeier / Sports Illustrated – Getty Images e Matt Stone)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.