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Harley-Davidson faz recall de 2.629 motos por problema no fluido de freio

Infomoto

05/03/2018 16h34

Campanha atinge modelos Touring, CVO e V-Rod fabricados entre 2007 e 2011

A Harley-Davidson do Brasil anunciou uma campanha de recall de 11 modelos de motocicletas fabricadas entre 2007 e 2011 por problema no fluido de freio. O recall mundial atinge 2.629 motos no Brasil. A marca orienta os proprietários para comparecer a uma concessionária da marca para realizar a limpeza total do sistema e substituição do fluido de freio por outro de nova especificação.

De acordo com o comunicado, a Harley-Davidson identificou que, quando o fluido de freio DOT 4 não é substituído após longo período de uso, o excesso de umidade do ar absorvida formará partículas que, em alguns casos, ficarão depositadas nos componentes do sistema de freio. O que pode causar mau funcionamento na unidade de controle hidráulico do ABS e ocasionar seu eventual travamento em situações pontuais e extremas, com risco de colisão e queda. De acordo com a assessoria de imprensa da marca, não houve registro de ocorrências no Brasil em função desse problema. E acrescentou que se trata de uma campanha de chamamento preventiva.V-Rod, Night Rod e V-Rod Muscle também estão envolvidas na campanha

Os 11 modelos envolvidos são: Road King Classic, Road King Police, Electra Glide Police, Electra Glide Ultra Classic e Electra Glide Classic, da família Touring; entre os modelos CVO atingidos estão Road King CVO, Ultra Classic Electra Glide CVO e Street Glide CVO; os VRSCA, Night Rod Special e V-Rod Muscle da linha V-Rod também devem ter o fluido de freio substituído. Todas as motos envolvidas foram fabricadas entre 2007 e 2011.

Para certificar se a sua moto deve ser direcionado a uma concessionária, a Harley-Davidson do Brasil divulga informações no site da empresa e também por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), pelo telefone 0800-724-1188, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (exceto feriados). Também pode ser enviado um e-mail para  (sac@harley-davidson.com.br). A marca também enviou carta aos proprietários, com base em seu banco de dados. Entretanto, por se tratar de motos antigas, a marca reforça que, caso você tenha algum destes modelos fabricadas no período acima citado, entre em contato com a empresa para verificar a necessidade de atender ao recall.

O serviço será realizado gratuitamente e terá duração máxima de 1 hora e 30 minutos. Para comodidade dos clientes, a Harley-Davidson do Brasil recomenda o agendamento prévio do serviço em uma concessionária da marca. (Por Arthur Caldeira)

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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