Conheça cinco motos "reais" do Salão de Tóquio
Palco de conceitos futuristas, salão japonês tem novidades, como a Kawasaki Z 900RS, que estarão nas ruas já no próximo ano
O Tokyo Motor Show, que abriu as portas ao público ontem, sexta-feira 27 de outubro, e vai até o domingo, 5 de novembro, na capital japonesa, sempre foi uma vitrine de futuras tecnologias com conceitos revolucionários em duas e quatro rodas. Mas isso parece estar mudando. Os organizadores anteciparam a realização do evento bienal para o início de novembro, antes, portanto, do Salão de Milão, e os fabricantes estão apresentando carros e motos "reais", ou seja, que vão ganhar as ruas em breve.
A 45ª edição, realizada neste ano, reforçou esse posicionamento mais "comercial" do salão japonês. Apesar de conceitos e protótipos ainda serem as estrelas, muitos modelos de série chamaram a atenção do público. Selecionamos cinco motos "reais" mostradas no 45º Tokyo Motor Show e que devem chegar às ruas – até mesmo do Brasil – em breve. Conheça.
– Kawasaki Ninja 400Esportiva bicilíndrica de 399 cm³ vem substituir a Ninja 300
Evolução da Ninja 250/300, o modelo de 400cc fez sua estreia mundial em Tóquio. O motor bicilíndrico de 399 cm³, comando duplo no cabeçote, e refrigeração líquida foi desenhado do zero. Embora tenha praticamente o mesmo tamanho do antigo motor de 300cc, produz mais potência: 45 cv a 10.000 rpm (contra 39 da Ninja 300). O chassi em treliça também é novo, assim como o conjunto de suspensões, formado por um garfo telescópico de 41 mm de diâmetro na dianteira e um monoamortecedor na traseira.Nova "Ninjinha" 400 tem melhor desempenho: 45 cv de potência – contra 39 da 300cc
Com um estilo mais agressivo, com linhas angulosas e conjunto óptico duplo com LEDs, a Ninja 400 tem também um novo painel, mais completo, semelhante ao da Ninja 650. De tão real, apostamos até mesmo que a Kawasaki traga a nova Ninja 400 para o Salão Duas Rodas, que acontece em novembro em São Paulo (SP).
– Suzuki SV 650XQuadro e motor são os mesmos da SV 650, vendida no Brasil
Nascida como um conceito, a nova versão "café-racer" da Suzuki SV 650 virou realidade em Tóquio. Com um estilo chamado de "neo-retro" pela marca, a SV 650X traz um moderno bicilíndrico em "V" de 75 cv, fixado em um quadro em treliça.
Carenagem no farol e semi-guidões conferem ar de café-racer
Uma pequena carenagem sobre o farol e dois semi-guidões garantem o visual "café-racer". Banco único com costura completa o tal estilo "neo-retro" e deve começar a ser vendida já em 2018 no Japão e na Europa.
– Kawasaki Z 900RSQuadro e motor derivam da recém-lançada Z 900, mas visual remete à Z1 de 1972
A Kawasaki também embarcou na onda retrô e apresentou a nova Z 900RS em Tóquio. O novo modelo traz visual inspirado na lendária naked Z1 de 1972, mas com mecânica moderna. Seu motor de quatro cilindros é baseado na recém-lançada Z 900, porém retrabalhado para oferecer 111 cv de potência máxima e mais torque em baixos e médios giros. O quadro é em treliça, como na Z 900, com garfo telescópico invertido, na dianteira, e monoamortecedor horizontal, na traseira.Z 900RS tem 111 cv no motor, controle de tração e pinças de freio radiais
Mas como toda clássica-moderna, a Z 900RS tem farol de LED e controle de tração. Freios ABS com pinças radias na roda dianteira completam o pacote de tecnologias atuais. Disponível em três opções de cores, a Z 900RS deve chegar ás lojas europeias no final deste ano. Há rumores de que a fábrica de Akashi mostrará uma versão café-racer do modelo no Salão de Milão, que começa em 9 de novembro, na Itália.
– Honda Gold Wing 1800Gold Wing tem motor mais potente, novo quadro, suspensões reformuladas…
Nada mais "real" do que a renovada Gold Wing apresentada pela Honda no Tokyo Motor Show. Um dos modelos mais longevos ainda em produção – a primeira nasceu em 1975 – a luxuosa grã-touring foi redesenhada dos pés à cabeça, ou dos novos faróis em LED até o pneu traseiro de 200 m de largura. Além de ganhar nova central multimídia com Apple CarPlay, a Gold Wing traz inúmeras novidades: motor mais potente com 126 cv (antes eram 118 cv); novo chassi, eletrônica embarcada…
O motor boxer foi redesenhado e ganhou quatro válvulas em cada um dos seis cilindros e traz sistema "Idling Stop". O acelerador eletrônico permitiu à Honda instalar quatro modos de pilotagem e controle de tração. O visual é completamente novo e traz para-brisa elétrico, farol e lanterna de LED e, pasmem, o top-case é removível.Grã-turismo terá duas versões: a Gold Wing (acima) sem o top-case; e a Gold Wing Tour, mais completa
A Gold Wing 2018 será vendida em duas versões: a mais completa, chamada de Gold Wing Tour terá a opção de câmbio DCT (dupla embreagem) de sete marchas; e outra Gold Wing, que não tem top-case e o para-brisa é menor, apenas com câmbio manual. O modelo chega às lojas americanas em fevereiro do próximo ano.
– Yamaha Niken
Niken tem rodas dianteiras que se inclinam como em uma moto
Embora a Yamaha tenha apresentado a Niken como um modelo de referência no Salão de Tóquio, tudo indica que a moto de três rodas será produzida em série. Primeiramente, porque a tecnologia Leaning Multi-Wheel (LMW) da Niken, na qual as duas rodas dianteiras se inclinam como em uma moto, já é empregada com sucesso em outros modelos Yamaha, como o scooter Tricity. Em segundo lugar, porque esse já seria uma evolução do conceito MWT-9, mostrado no Salão de Tóquio 2015.
Moto de três rodas da Yamaha usa motor de três cilindros da MT-09
E, finalmente, porque a Yamaha revelou que a Niken utiliza a mesma base da MT-09, inclusive com o motor de três cilindros e 850cc da naked, além de suspensão ajustável e controle de tração. Um vídeo, divulgado nas redes sociais da marca, convida os internautas a "pilotarem a revolução" com uma chamada para o Salão de Milão, onde, acredita-se que a Yamaha revelará mais detalhes dessa moto de três rodas. (Por Arthur Caldeira)Conceito real: Yamaha deve anunciar mais detalhes e a produção da Niken no Salão de Milão
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.