Topo

Infomoto

Honda Bros 160 2018 tem freios combinados que funcionam na terra; assista

Infomoto

04/10/2017 14h00


O dia a dia do motociclista é recheado de aventura, desafios e alguns imprevistos e sustos. Para minimizar riscos e aumentar a segurança do piloto, a Honda equipou a NXR 160 Bros 2018 com freios combinados. Segundo a Honda, a sua trail de 160cm3 de capacidade é a primeira moto de sua categoria em todo o mundo a adotar o sistema CBS (Combined Braking System) que pode brecar também na terra com total segurança. O modelo chega em outubro com preço sugerido de R$ 11.990.

Mas como funcionam os freios combinados na NXR 160 Bros ESDD 2018 (com disco em ambas as rodas)? O sistema CBS foi configurado para que, ao acionar o freio traseiro, cerca de 30% da capacidade de frenagem vai para a roda dianteira. Ou seja, os freios trabalham simultaneamente e, de certa forma, inconsciente aos motociclistas menos ligados em tecnologia. Assim, o CBS contribuirá na redução do espaço de frenagem e na maior estabilidade do conjunto.Com o CBS, a ideia da Honda é reduzir acidentes e sinistros envolvendo motociclistas

A aplicação do sistema CBS na Bros 2018 representou um desafio técnico para a engenharia da Honda, principalmente por causa do longo curso das suspensões, como também pelo centro de gravidade mais elevado do modelo de uso misto. "Houve um ajuste específico do sistema CBS para a NXR 160 Bros – como também nas suspensões – sempre levando em consideração uso em terrenos com baixo índice de aderência, como também chão de terra batida", explica Alfredo Guedes Jr.

O engenheiro da Honda afirmou que o sistema ganhou um modulador de pressão que distribui a força aplicada ao pedal de freio em ambas as rodas e também evita o afundamento da suspensão dianteira em caso de uma frenagem de emergência. "A Bros é a primeira trail do mundo a estar equipada com CBS para brecar na terra com total segurança", afirma Guedes Jr.Com o sistema CBS, cerca de 30% da frenagem vai para a roda dianteira

"Com a adoção dos freios combinados na Bros 2018 teremos também uma redução no número de acidentes envolvendo motociclistas – seja novato ou experiente –, como também na diminuição dos sinistros. Resumindo: mais segurança e menos gastos na hora de consertar a moto. Foi isso que aconteceu com a linha CG, já que hoje todos os modelos da família street da Honda estão equipados com o sistema CBS", analisa Para Alexandre Cury, diretor de vendas da montadora.

Novos painel e balança
O novo painel de instrumentos, no melhor estilo "blackout", oferece boa leitura

A Bros CBS 2018 ganhou novo painel de instrumentos no melhor estilo "blackout". Totalmente digital, traz fundo escurecido que permite melhor leitura das informações. Entre elas, tacômetro, velocímetro em LED, hodômetro total e parcial, indicador do nível de combustível e luzes-alerta.

Outra novidade técnica da NXR 160 Bros 2018 é a adoção de uma nova balança traseira – pintada de preto – , cuja especificação oferece mais resistência e rigidez. Tudo em prol da durabilidade e estabilidade do conjunto.
Disponível a partir de outubro, a Bros CBS 2018 será oferecida em três opções de cores: Laranja, Vermelho e Azul. A moto tem preço público sugerido de R$ 11.990 (base no estado de São Paulo), não inclusas as despesas com frete e seguro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem. (Por Aldo Tizzani)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.