PUBLICIDADE
Topo

Problema na suspensão obriga BMW a fazer recall das R 1200 GS/ GS Adventure

Infomoto

12/07/2017 18h20

Campanha envolve 9.589 unidades fabricadas entre outubro de 2013 e julho de 2017

A BMW Motorrad Brasil confirmou uma campanha de recall dos modelos R 1200 GS e R 1200 GS Adventure, fabricados entre outubro de 2013 e julho deste ano, para verificação e reparo dos cilindros internos da suspensão dianteira. Segundo a marca, pode haver folga entre os cilindros internos e a mesa superior. "Tal folga decorre de impactos severos em grandes obstáculos e buracos em alta velocidade, por exemplo, a depender do modo de condução e tipo de terreno", explica o comunicado.R 1200GS Adventure também precisará ter o garfo dianteiro verificado

A campanha envolve praticamente todos as unidades da bigtrail com refrigeração líquida, lançada em 2013. Segundo a empresa, caso a falha ocorra, poderá haver vazamentos de óleo no garfo dianteiro, ruídos no sistema de suspensão e, no pior cenário, a perda da estabilidade da direção. Nesse caso, pode ocorrer danos físicos e materiais aos ocupantes da motocicleta e a terceiros. Em outros países, há registro, inclusive, de acidentes nos quais os tubos se desprendem da mesa, levando à queda.Marca alega que tal falha pode ocorrer em função de impactos em obstáculos e buracos em alta velocidade

Em 5 de julho passado procuramos a empresa para que se posicionasse sobre o problema, uma vez que a BMW Motorrad publicou em sua página oficial no Facebook uma campanha de serviço convocando a verificação do mesmo item em todas as R 1200 GS / GS Adventure produzidas entre novembro de 2013 e junho de 2017. A campanha, aparentemente de caráter mundial, foi motivada por problemas em unidades na África do Sul, Austrália e em outros países.Campanha atinge até mesmo a recém-lançada versão Rallye

Um cliente sul africano, que se acidentou após o garfo dianteiro de sua GS se soltar, chegou a criar o site BMW Fatal Flaw (Falha fatal da BMW) com o objetivo de angariar assinaturas para que a BMW fizesse a inspeção para corrigir essa falha. Outros sites europeus e australianos também entraram na campanha, que acabou motivando a marca a se manifestar. De acordo com a assessoria de imprensa da marca, não foram registrados acidentes em função desta falha no Brasil. (Por Arthur Caldeira)

Leia abaixo o comunicado na íntegra:

BMW do Brasil convoca os proprietários das motocicletas BMW modelos R 1200

São Paulo, 12 de julho de 2017 – A BMW do Brasil convoca os proprietários das motocicletas BMW modelos R 1200 GS e R 1200 GS Adventure, fabricados entre 28/10/2013 e 04/07/2017, a entrarem em contato com um concessionário autorizado para agendarem gratuitamente a verificação e o reparo dos cilindros internos da suspensão dianteira, em decorrência de possível folga destes cilindros com o componente denominado mesa superior.

Tal folga decorre de impactos severos em grandes obstáculos e buracos em alta velocidade, por exemplo, a depender do modo de condução e tipo de terreno.

Manifestada a falha, poderão ocorrer leves vazamentos de óleo, ruídos no sistema de suspensão e, no pior cenário, a perda da estabilidade da direção. Nessas hipóteses, não se descarta a possibilidade de ocorrência de danos físicos e materiais aos ocupantes da motocicleta e a terceiros.

A verificação e o reparo poderão ser realizados a partir de 31/07/2017, conforme agendamento com o cliente, e sua duração é de cerca de 2 horas.

Os códigos de chassi não sequenciais envolvidos na campanha são:


Para mais informações, é recomendado aos clientes entrarem em contato com a empresa por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente BMW (0800 019 7097), de 2ª a 6ª-feira, das 8 às 19 horas, ou acessarem o endereço www.bmw.com.br/recall.

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.

Blog da Infomoto