BMW projeta scooter elétrico conectado ao smartphone como futuro da mobilidade
Em um futuro não tão distante assim, imagine a seguinte situação: você tem uma reunião do outro lado da cidade, mas não tem certeza que a bateria do seu scooter elétrico tem autonomia para chegar até lá. Como resolver esse dilema futurista? Basta procurar o endereço em um aplicativo de rotas no seu smartphone, como o Waze, por exemplo, para saber a distância exata e o tempo até o destino. Seu scooter totalmente conectado ao smartphone já informa se há carga suficiente e qual o melhor caminho até seu compromisso.

A situação pode até parecer imaginária, mas a solução já é realidade. Ao menos é o que promete o novo conceito apresentado pela BMW Motorrad no último Concorso d'Eleganza Villa d'Este, renomado concurso de automóveis e motos clássicas realizado desde 1929 na região do Lago de Como, na Itália. Batizado de Link, o scooter conceito elétrico promete conexão total com o smartphone e, segundo o chefe de design da BMW Motorrad, Edgar Heinrich, é mais que um veículo, é o símbolo de uma nova era.
"O BMW Motorrad Concept Link significa um nova forma de entender a mobilidade urbana. Une o mundo digital e analógico para focar no condutor e nas suas necessidades de deslocamento. Graças a sua conexão entre funcionalidade e digitalização, pode funcionar como meio de transporte e também como dispositivo de comunicação", explicou Heinrich.Silhueta reta e baixa tem como objetivo facilitar que os diferentes biótipos possam subir ou descer do scooter
Com um desenho completamente distinto do C-Evolution, scooter elétrico atualmente comercializado pela BMW em outros países do mundo, o Concept Link tem corpo baixo e esticado. Seu desenho reto e o assento plano combinados com a seção frontal subindo diagonalmente criam uma silhueta moderna e com o aspecto de um gadget tecnológico.
"As soluções técnicas da unidade elétrica – como as baterias planas no compartimento inferior e a unidade compacta de transmissão na roda traseira – nos permitiram criar um design altamente distintivo que moldasse um novo segmento. O veículo quebra com todos os padrões convencionais ", orgulha-se Alexander Buckan, chefe de design de veículos da BMW Motorrad.Grande tela sensível ao toque espelha as informações do smartphone
O conjunto motriz, chamado de E-drive, é ideal para atender aos requisitos da mobilidade urbana moderna com aceleração rápida e fácil manuseio. Há ainda uma marcha ré para facilitar manobras e tornando-o ideal para estacionar em espaços urbanos apertados.
Com seu perfil baixo, o que facilita o acesso a condutores de diversos biótipos, o Link também pode se adaptar: o assento reto pode ter seu comprimento ajustado e ir de um banco esportivo para um assento com espaço para duas pessoas. As proporções do veículo ainda criaram um novo compartimento sob o banco, que pode guardar até um capacete.Unidade motriz elétrica promete aceleração rápida e tem até marcha a ré para facilitar manobras
O BMW Motorrad Concept Link também mantém o condutor conectado enquanto viaja, expandindo assim seu mundo móvel, fornecendo-lhe novas oportunidades. Entre outras coisas, o Concept Link sabe o que está na agenda do proprietário e, portanto, seus próximos destinos. Como resultado, ele pode planejar a rota mais rápida ou mais bonita, ou até mesmo selecionar a música mais adequada.
Como o objetivo da BMW também é garantir o prazer de pilotar, mas sem distrações, o clássico conjunto de instrumentos foi descartado. Em vez disso, as informações de velocidade, navegação e bateria são projetadas no pára-brisa diretamente no campo de visão do piloto. As informações secundárias são exibidas em outro grande painel digital, que combina perfeitamente com o design e está localizado abaixo do guidão.
O painel permite diversas formas de interagir com o exterior e se comunicar com outros veículos. A superfície sensível ao toque exibe e controla informações detalhadas de infotainment, conectividade e roteamento. Os botões habilitados para toque, facilmente programáveis no guidão, permitem que o piloto acesse as funções preferidas e usadas com freqüência, sem ter que remover as mãos do guidão.Jaqueta conectada: basta um gesto com o braço para abrir o compartimento sob o banco
Mas as conexões não param por aí. Os designeres da BMW também criaram roupas que se conectam ao veículo. Essa interação proporciona conforto e segurança para o condutor. Um bom exemplo é que um movimento no braço da jaqueta pode abrir e fechar a porta deslizante do compartimento de bagagem sob o banco. A jaqueta fashion ainda traz protetores de ombros e cotovelos.
O scooter conceito da BMW combina motorização livre de emissões, conectividade e equipamentos modernos e funcionais. Pelo menos, na teoria, o Concept Link incorpora a visão de muitos sobre o futuro da mobilidade urbana. (Por Arthur Caldeira)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.