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30 dias: Quanto custa manter o Honda SH 300i

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07/04/2017 12h34

Como tem transmissão CVT, scooter dispensa lubrificação e regulagem da corrente

Já superamos os 1.000 km rodados e agora chegou a hora de falar sobre a manutenção do SH 300i. Mas, antes de falar de valores, vale lembrar que o scooter está equipado com transmissão CVT. Assim, como na maioria dos scooter, não é preciso lubrificar ou regular nenhuma corrente, como nas motos. Isso é um ponto positivo para quem procura um veículo prático para se locomover e não é grande fã (ou não tem aptidão) para trabalhos manuais. Mas será que sua manutenção é fácil? É caro mantê-lo no dia a dia? Para responder essas questões vamos falar dos prazos e os investimentos que o dono de um Honda SH 300i fará para deixá-lo em ordem.

Prazos e custos de revisões 

Primeira revisão é feita aos 1.000 km e custa R$ 139,00 – o intervalo entre elas é de 6.000 km

A primeira revisão é feita com 1.000 km (como em grande parte das motos nacionais), quando o óleo e o filtro são substituídos ao custo de R$ 139,00. A partir daí o proprietário deverá visitar a concessionária a cada 6.000 km rodados. Na revisão dos 6.000 km são verificados itens como respiro do motor, rolamentos da coluna de direção e não há custo – se não for necessário substituir nenhum componente.

Já aos 12.000 km, a lista de substituição de componentes é maior: troca-se o lubrificante, filtro de óleo e filtro de ar são substituídos. Também é feita uma verificação quase total do veículo, inclusive com ajuste de válvulas, sistemas de freio, correia ente outros sistemas. Ao custo total de R$ 324,00. mesmo que a segunda troca de óleo aconteça apenas aos 12.000 km, vale lembrar que, como em qualquer outro veículo, é preciso verificar o óleo periodicamente.

Pneu traseiro original custa R$ 254,00

Ao chegar aos 24.000 km, a revisão será bem mais onerosa já que será a vez de substituir a correia de transmissão, vela, junta do cabeçote entre outras peças. Além de todos os fluídos, inclusive o da transmissão final. O custo total é de R$ 1.245,82. Os valores foram fornecidos pela concessionária STR Motos, de Osasco (SP).

Além das revisões a cada 6.000 km, o proprietário tem que levar em consideração o desgaste do pneu. Cotamos na Casa Fernandes, um dos maiores revendedores de pneus em São Paulo: a opção do pneu Metzeler Feel Free custa R$ 217,00 na dianteira (110/70 – 16) e o traseiro, R$ 254,00 (R$ 130/70 – 16). O valor da mão de obra é R$ 150,00.

E se cair?

Uma queda pode custar caro: bloco óptico sai por R$ 1.180,15

Com tantas peças plásticas e de acabamento uma simples queda com o SH 300i pode doer bastante no bolso. Um pisca dianteiro custa R$ 736,66, enquanto o retrovisor vale R$ 81,41. Já o manete de freio tem preço sugerido de R$ 40,68. Porém, o mais assustador é o valor do bloco óptico que está cotado a R$ 1.180,15.

Tais valores mostram como é importante ter seguro em um veículo de valor mais elevado como o SH 300i. Fizemos a cotação na Corretora MM5, especializada em seguro para motos, levando em consideração o perfil de um homem, de 35 anos, morador na zona sul de São Paulo. O valor mais elevado foi da Porto Seguro, R$ 2.250,00; enquanto a Mapfre Seguros cobra R$ 1.883,94 para o seguro total.

Cuide da sua Smart Key, o preço de uma nova é R$ 530,00

Um dos atrativos do SH 300i é a chave do tipo Smart Key, que faz a leitura por aproximação e destrava o veículo. Ninguém discute que é um acessório estiloso e bastante prático, porém exige bastante cuidado. Se por acaso você perder a chave (ou desejar fazer uma chave reserva) terá que desembolsar R$ 530,00.

Levando em consideração os valores de manutenção e das peças, podemos afirmar que o SH 300i merece bastante cuidado com tombos "bobos" que podem custar caro. Mas o tempo de garantia, de 3 anos, é um grande alívio.
Enquanto estávamos na concessionária, aproveitamos para tirar o para brisa e ver como é rodar com o SH 300i, sem o enorme item de proteção. Mas isso é tema para o próximo post. (Por Cicero Lima)

Tiramos o para-brisa do SH 300i: na semana que vem, contamos como ficou

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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