Topo

Infomoto

Moto-conceito da Honda se equilibra sozinha

Infomoto

06/01/2017 12h23


Na CES 2017, mais importante feira de produtos eletrônicos do mundo, que acontece em Las Vegas (EUA) entre 5 e 8 de janeiro, a Honda mostrou uma moto-conceito, equipada com a sua nova tecnologia "Riding Assist" (assistência de pilotagem). De acordo com a marca, a tecnologia cria uma motocicleta com auto balanceamento, ou seja, que se equilibra sozinha e reduz a possibilidade de queda enquanto está parada. Ao invés de giroscópios, que aumentam o peso e podem prejudicar a pilotagem, a nova moto conceito incorpora a tecnologia robótica originalmente desenvolvida para o Uni-Cub, aparelho de mobilidade pessoal da marca.

Honda Riding Assist A moto com a tecnologia Riding Assist não precisa de descanso lateral

A nova tecnologia também foi criada para facilitar o equilíbrio da moto em baixas velocidades. Já reparou que é muito mais difícil se equilibrar sobre a moto quando estamos indo devagar ? Isso acontece porque em médias e altas velocidades a rotação das rodas gera uma inércia maior que ajuda a balancear a moto e deixá-la "em pé". Porém, em velocidades reduzidas, a menor rotação das rodas gera menos inércia, o que obriga o motociclista a balancear a moto ativamente – quem nunca se pegou mexendo o guidão de um lado para o outro para não ter que apoiar os pés no chão?

honda_riding_assist2Sensores movimentam o garfo dianteiro de um lado para o outro e também alteram a inclinação do garfo dianteiro (trail)

Pois assim é praticamente como a tecnologia Riding Assist funciona. Com a moto parada ou em baixa velocidade, sensores mexem o guidão de um lado para o outro para equilibrar a moto. Mas também a coluna de direção e o garfo dianteiro se movimentam para frente e para trás, alterando o centro de gravidade da moto, ao mudar o trail (a inclinação do garfo em relação a uma linha imaginária perpendicular ao solo).

honda_riding_assist1A moto-conceito foi baseada na plataforma bicilíndrica de 750cc, da qual a NC 750X deriva

Um trail positivo deixa a moto mais ágil e fácil para contornar curvas em altas velocidades – e consequentemente de "cair" em baixa velocidade. Por outro lado, o trail negativo faz com que a moto fique reta e não caia. Já reparou como é complicado equilibrar uma superesportiva quando você parte com ela ou roda devagar? Enquanto em alta velocidade, são as melhores motos para "deitar" nas curvas? É o tal "trail" em ação. O objetivo do sistema da Honda é fazer com que a moto tenha um trail "variável" e seja equilibrada em qualquer velocidade. Um sonho não é mesmo? (Por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.