Blog da Infomoto

Piloto de moto amputado chega em 19ª lugar no Rally dos Sertões 2016

Infomoto

16/09/2016 14h52

cristiano_victor_eleuterioCristiano Teixeira disputou a prova com uma Honda CRF 230F adaptada com os pedais de câmbio e freio do lado direito (foto Victor Eleuterio/Vipcomm)

Em clima de Paralímpiadas do Rio 2016, que provam a todos que os limites estão mais na cabeça do que em restrições físicas de fato, o piloto mineiro Cristiano Teixeira disputou pela segunda vez o Rally dos Sertões com um prótese na perna esquerda e uma Honda CRF 230F adaptada. Aos 43 anos, Cristiano chegou na 3º colocação na categoria CRF 230 e foi o 19º lugar na classificação geral entre as motos – 44 pilotos largaram e somente 33 completaram a prova neste ano.

cristianoCristiano usa uma prótese na perna esquerda, que foi amputada em um acidente com trator

Natural de Andradas (MG), ele perdeu a perna esquerda em um acidente enquanto trabalhava com um trator na sua fazenda há cerca de sete anos. Como bom mineiro, Cristiano já era praticante de motociclismo off-road e não desistiu de seu sonho de voltar a pilotar. Precisou adaptar seu estilo de pilotagem para compensar sua limitação, mas treinou duro – tanto fisicamente quanto com a moto – para disputar o Sertões. Afinal, a edição deste ano largou de Goiânia (GO) em 4 de setembro e percorreu 3,212 km, sendo que 2.357 do total em trechos cronometrados, ou seja, acelerando para valer, e terminou em Palmas, capital do Tocantins, em 10 de setembro.

cristiano_marcelo_maragniNeste ano o piloto mineiro teve dificuldades no profundo Rio Bagagem em Goiás (Marcelo Maragni/Vipcomm)

Além de se seu novo estilo de pilotagem, Cristiano fez adaptações em sua moto: o pedal do câmbio foi mudado para o lado direito da moto, onde também fica o pedal de freio – dessa forma ele acionava os com a perna direita. Do lado esquerdo apenas um suporte para que ele encaixe a prótese. Segundo Cristiano, ele já se adaptou à pilotagem em curvas para a esquerda, mas sua maior dificuldade neste ano foi o Rio Bagagem, em Goiás. Profundo, o rio fazia com que muitos pilotos descessem e fizessem a travessia ao lado da moto. E foi neste local que Cristiano perdeu muito tempo no Rally dos Sertões 2016. Mesmo assim, conseguiu realizar seu sonho e, pela segunda vez completar a prova. Mas neste ano, sua superação até lhe rendeu um pódio, o terceiro lugar na categoria CRF 230. Um exemplo de amor ao off-road e de superação. (Por Arthur Caldeira)

Infomoto

Jornalistas e motociclistas (necessariamente nessa ordem) da Agência INFOMOTO. Mesmo cansados de ouvirem que são “loucos”, andam de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
Topo