Topo

Infomoto

Piloto turco chega aos 400 km/h com a Kawasaki Ninja H2R; assista

Infomoto

01/07/2016 12h20


O turco Kenan Sofuoglu já havia escrito seu nome na história do motociclismo mundial: tetracampeão mundial da Supersport e atual líder da temporada 2016 na categoria é sem dúvida um dos mais bem sucedidos pilotos do seu país. Mas agora ele também deve entrar para o livro dos recordes: Sofuoglu chegou a 400 km/h com a Kawasaki Ninja H2R, a superesportiva de 321 cv vindos do seu motor quatro cilindros de 1.000 cc superalimentado (supercharged).

sofuoglu-ninja-h2r-02Quatro vezes campeão mundial de Supersport, Kenan Sofuoglu atingiu 400 km/h com a H2R

A façanha foi alcançada ontem, 30 de junho, na inauguração da ponte Ozman Gazi. Com 2.682 metros de extensão, é a quarta maior ponte suspensa do mundo e atravessa a baía de Izmit, localizada a 50 km de Istambul, capital da Turquia.

Para alcançar tal feito, Sofuoglu e sua Ninja H2R precisaram de pneus com compostos especiais feitos pela Pirelli; um combustível  desenvolvido especialmente pela ELF para que o motor entregasse ainda mais potência do que os 321 cv (!) e a fabricante de equipamentos Rev'it confeccionou um macacão especial que oferecesse menos resistência ao ar, porém com o mesmo nível de proteção.

sofuoglu-ninja-h2r-03Pneus, combustível e até o macacão foram projetados especialmente para a quebra do recorde

Mas a grande preocupação era mesmo com aos pneus: Sofuoglu teria somente 30 segundos para atingir os 400 km/h. Caso não conseguisse, teria de desistir, pois os pneus não aguentariam mais tempo em velocidades tão altas e poderiam estourar. Mas, felizmente, o turco foi bem sucedido e quebrou o recorde de velocidade com a H2R. (Por Arthur Caldeira)

sofuoglu-ninja-h2r-04A façanha de Sofuoglu deu ainda mais visibilidade à ponte Ozman Gazi sobre a baía de Izmit na Turquia

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.