Nova linha Honda 500cc chega ao Brasil; conheça as mudanças e preços
As três versões da linha CB 500 – naked (acima), esportiva e crossover – ganharam visual novo e suspensões melhores
Projetadas para serem motos racionais e acessíveis – tanto no preço, como na facilidade de pilotagem – as três versões da linha de 500cc da Honda foram atualizadas para 2016. A naked CB 500F, a esportiva CBR 500R e a crossover CB 500X ganharam design mais moderno, novos grafismos, suspensões melhores e um tanque de combustível com mais capacidade, além de melhorias pontuais, como lanterna e farol de LED e tampa de combustível articulada.
Os três modelos chegam ao Brasil em julho com as melhorias e também com um aumento de preço: a naked 500F agora custa a partir de R$ 26.000 (R$ 28.000 com ABS); a esportiva será vendida em versão única já com ABS por R$ 29.900; assim como a CB 500X ABS com preço de R$ 29.900. Outra boa novidade é que as três motos de 500cc agora têm o serviço Honda Assistance 24h em todo o território nacional e durante o período de três anos, a vigência da garantia.
A motorização continua o mesmo bicilíndrico de 471 cm³, duplo comando no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e refrigeração líquida. Capaz de produzir 50,4 cavalos a 8.500 rpm, o motor caracteriza-se pela entrega linear de potência, ideal para quem está começando em motos de maior porte. O quadro, tipo diamond, feito em tubos de aço também é o mesmo das versões anteriores.
A mudança mais perceptível é mesmo no design das três novas CB 500. A aparência mais moderna vem das linhas angulosas e dos novos grafismos e cores, que contribuem para dar mais vida aos modelos – uma crítica aos anteriores, simplistas demais.
Naked: CB 500F
Com nova carenagem no farol, agora de LED, e linhas mais angulosas, a naked F está mais encorpada
A antes comportada CB 500F ganhou novo conjunto óptico de LED e a carenagem do farol está mais encorpada. O tanque de combustível tem novo desenho e ficou maior: passou de 15,7 para 16,7 litros. A rabeta também mudou, ganhando linhas retas e duas entradas de ar. As mudanças conferiram um visual mais musculoso ao modelo naked. A nova ponteira de escapamento em formato poligonal, mais moderna e esportiva, segundo o fabricante, emite um ronco mais "empolgante".
Detalhe da nova ponteira que equipa as versões naked e esportiva
As suspensões são outra novidade. Na dianteira, o garfo telescópico convencional ganhou ajustes, assim como o monoamortecedor traseiro. A naked CB 500F é a mais em conta das três versões, e a única que será vendida sem freios ABS por R$ 26.000, porém somente na cor preta – o preço do modelo anterior standard era de R$ 23.053. A versão com ABS sai por R$ 28.000 nas cores branca, preta e vermelha.
Esportiva: CBR 500R
A 500R ganhou carenagem facetada e suspensões com ajuste: preço é de R$ 29.000 com ABS
A CBR 500R ganhou mais ousadia no design e cores: a esportiva será vendida somente com freios ABS por R$ 29.000 na cor preta com grafismos laranja; ou vermelha com grafismos preto e branco. Além das linhas angulosas e mais modernas, a CBR 500R trouxe melhorias no conjunto de suspensão.
Detalhe da nova mesa da esportiva R com ajuste no garfo dianteiro
Outra mudança bem vinda na esportiva (e também nos outros modelos) é a regulagem do manete de freio. O tanque é o mesmo da naked com capacidade para 16,7 litros, assim como a ponteira de escapamento. Mais atraente, a CBR 500R ficou 12% mais cara.
Crossover: CB 500X
Visualmente, a 500X foi a que menos mudou: manteve as cores e grafismos caretas, além da ponteira antiga
A mais versátil CB 500X é a que menos aparenta ser nova, pelo menos na parte visual. Infelizmente, a Honda não trouxe os ousados grafismos mostrados na Europa e, por alguma razão desconhecida, manteve a antiga ponteira cromada e "careta".
Novo conjunto óptico tem parabrisa mais alto, que pode ser montado em duas posições
Por outro lado, ganhou as mudanças mecânicas das outras versões (regulagem de suspensão e manete do freio), além de um tanque maior – agora são 17,7 litros (0,4 litros a mais do que a antiga 500X). A crossover ainda ganhou um novo parabrisa, 100 mm mais alto e que pode ser montado em duas posições.
Honda CB 500X agora tem preço sugerido de R$ 29.900 com ABS – aumento de 13% em relação ao modelo anterior
A má notícia é que a nova CB 500X ficou ainda mais cara. Será vendida apenas com freios ABS, nas comportadas cores vermelha e branca, por R$ 29.900 – um aumento de 13% em realação à anterior com ABS, que estava cotada a R$ 26.200. (Por Arthur Caldeira)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.