Topo

Infomoto

Harley-Davidson confirma: moto elétrica será vendida até 2021

Infomoto

16/06/2016 15h08

439MOTOTESTE_HD_LIVEWIRE_8O protótipo LiveWire, que aceleramos em Miami, tinha motor de 74 cv e fazia de 0-100 km/h em 4 segundos!

O vice-presidente sênior de vendas globais da Harley-Davidson, Sean Cummings, confirmou em entrevista ao Milwaukee Business Journal, que em até cinco anos a companhia começará a vender sua moto elétrica, cujo projeto foi batizado de LiveWire.

Apresentada em 2014, a LiveWire foi a primeira moto elétrica fabricada pela marca. Completamente diferente de outras H-D, foi construída sobre o primeiro quadro de alumínio fabricado pela Harley, provando que as novidades da moto não se limitam ao motor elétrico de 74 cv de potência máxima. Com painel totalmente digital – parece um smartphone – a moto faz de 0 a 100 km/h em apenas quatro segundos.

439MOTOTESTE_HD_LIVEWIRE_2Quadro em alumínio e visual naked fazem da LiveWire uma revolução para além do motor elétrico

A moto fez sua "estreia" pública no segundo filme da saga "Os Vingadores: a era de Ultron", da Marvel, quando a personagem de Scarlett Johansson (Viúva Negra) acelera o modelo em cenas de perseguição.  Após todo o agito em torno da primeira Harley elétrica, a fábrica construiu 40 unidades que rodaram pelos Estados Unidos e depois pela Europa. Os protótipos foram disponibilizados aos clientes das concessionárias da marca que quisessem experimentar e opinar sobre a novidade.

A005_C012_06073NSilenciosa, a LiveWire trazia um sistema que emitia um ruído semelhante a uma turbina de avião

Nós, da INFOMOTO, tivemos a oportunidade de experimentar a moto elétrica da H-D nos Estados Unidos. No final de 2014 estivemos em Miami para rodar com a LiveWire em solo americano. No último Salão Duas Rodas 2015, o protótipo esteve em São Paulo e foi uma das grandes atrações do estande da Harley-Davidson do Brasil.

439MOTOTESTE_HD_LIVEWIRE_3Com peso de 208kg, a LiveWire tinha autonomia para 100 km com desempenho total

Sean Cummings não deu mais detalhes sobre a versão final da Harley-Davidson elétrica, mas o protótipo que pudemos experimentar em Miami já aparentava estar bem próximo da versão final. O VP da Harley também não deu previsão de preço do modelo, mas terá que ser competitivo. No ano passado, a Victory Motorcycles, grande rival da Harley no segmento custom nos EUA, começou a comercializar a Victory TT Empulse, uma esportiva também elétrica, por cerca de U$ 20.000, algo em torno de R$ 70.000. (Por Aldo Tizzani e Arthur Caldeira)

 

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.