Topo

Infomoto

BMW mostra farol de laser para moto e capacete com HUD na CES 2016

Infomoto

06/01/2016 16h21

P90206834_lowResFaróis de laser já são usados nos carros da marca e agora chegam às motos

Famosa por suas inovações tecnológicas também em duas rodas, a BMW Motorrad (divisão de motos da marca alemã) irá mostrar duas inovações importantes para os motociclistas na CES (Consumer Eletronics Show) deste ano: farois de laser e um conceito de capacete com head-up display, que deverá chegar ao mercado em breve.

Ver e ser visto é um dos principais axiomas do motociclismo: tanto que os fabricantes têm investido bastante em farois mais eficazes e sistemas de iluminação de melhor alcance. Pensando nisso a BMW criou uma K 1600 GTL, a sua grã-turismo top de linha, equipada com um sistema de faróis com laser.  O modelo conceito usa um sistema de laser semelhante ao já utilizado nos carros da Série 7 e também no BMW i8.

P90206828_lowResConceito, a K 1600 GTL, que já tem faróis adaptativos, ganhou kit de laser que melhora e aumenta o alcance da iluminação

As vantagens dos faróis de laser vão além de uma luz mais brilhante e branca, o seu facho tem alcance maior do que os sistemas convencionais, chegando até a 600 metros. Com isso a pilotagem noturna fica muito mais segura. A BMW ainda faz questão de frisar que o sistema de iluminação com laser exige menos manutenção. Por enquanto, trata-se apenas de um conceito, pois o custo para implementação em motos seria muito alto – mas a fábrica espera que o aumento do uso de farois de laser na indústria automotiva ajude a baratear o custo da tecnologia.

Informações na sua frente

Embora não seja uma novidade, pois capacetes com head-up display já são até vendidos, pela primeira vez uma fabricante aposta no uso dessa tecnologia em duas rodas. Assim como nos carros, a BMW é pioneira também nas motos ao mostrar um capacete com HUD na edição deste ano da CES.

P90206811_lowResKit desenvolvido pela BMW poderá ser adaptado em capacetes já existentes e deverá chegar ao mercado em breve

O "visor ao redor dos olhos" (o tal head-up display em tradução livre) é uma tecnologia oriunda dos aviões caças e mostra a informação necessária (ou desejada) na parte interna da viseira, ou seja, diretamente no campo de visão do piloto. E, segundo a BMW, isso parece ser ainda mais importante nas motos, afinal um segundo já basta para colocar o motociclista em uma situação crítica ou de risco na estrada.

Com o objetivo de oferecer essa tecnologia em seus futuros capacetes, a BMW afirma que o seu sistema é totalmente personalizável, ou seja, o piloto pode escolher quais informações deseja ver – exceto informações úteis e relevantes (como algum problema na moto, nível de óleo, redução da pressão dos pneus, etc) seriam mostradas a qualquer momento. No futuro, a BMW afirma que a tecnologia poderá se conectar com outros veículos por meio da comunicação V2V (Veículo para veículo), como por exemplo avisar que há um acidente na estrada, ou algum problema na pista.

P90206802_lowResPiloto pode escolher o que quer ver, mas alguns avisos aparecerão a qualquer momento

A tecnologia, afirma a fábrica, poderia ser instalada em seus capacetes já existentes, sem afetar o conforto ou a segurança do piloto. O sistema, que opera com duas baterias substituíveis e recarregáveis, funciona por cerca de cinco horas. Segundo a BMW Motorrad, o obejtivo é desenvolver a tecnologia HUD até um nível de produção em série já nos próximos anos. (por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.