Topo

Infomoto

Ducati XDiavel é eleita a "moto mais bonita" do Salão de Milão 2015

Infomoto

24/11/2015 11h41

487ESPECIAL_DUCATI_XDIAVELEm concurso realizado por uma revista italiana, 60,78% dos visitantes elegeu a nova cruiser italiana como a mais bonita dessa 73ª edição do EICMA

Sentindo-se em casa, a Ducati apresentou sete novidades no Salão de Milão deste ano. Entre elas, a XDiavel que marca a entrada da fábrica no segmento cruiser. Com visual longo e baixo (long and low), a releitura da Diavel tem pedaleiras avançadas, um novo conjunto óptico e um design ainda mais radical. E quem diria que essa "cruiser" poderia ser eleita pelos visitantes do Salão deste ano a moto mais bonita do evento?

Pois foi isso que aconteceu: em um concurso realizado pela Revista italiana "Motociclismo", a mais tradicional e respeitada daquele País, em parceria com o EICMA, 6.910 dos 11.369 votantes escolheram a XDiavel a moto mais bonita lançada em Milão neste ano. Isso representa 60,78% dos votos. Embora não seja meu estilo mais preferido, a premiação foi justa a meu ver. E a lotação do espaço onde a XDiavel ficou exposta durante o evento já dava pistas de que o público curtiu mesmo o visual dessa radical cruiser.

xdiavel2O espaço "Black" reservado à nova XDiavel ficou sempre assim no Salão: abarrotado de gente para admirar a nova cruiser italiana (foto divulgação/EICMA)

Mas além do design arrebatador, a XDiavel tem como atração uma nova versão do motor de dois cilindros em "L" com a capacidade aumentada para 1262 cc e comando de válvulas variável. A potência é menor – 156 cv – que a Diavel à venda no Brasil, mas há mais torque em baixos giros: do máximo de 13,3 kgf.m, cerca de 10 kgf.m já estão disponíveis a 2.000 rpm.

xdiavel1Na traseira, monobraço, roda forjada, saída dupla de escapamento e transmissão final por correia dentada

A ciclística tem garfo inclinado a 30 graus, como nas cruiser, e a transmissão final é feita por correia dentada, como nas Harley-Davidson, e as rodas são de 17 polegadas. O pacote eletrônico traz freios ABS, controle de tração e modos de pilotagem e um inédito sistema de controle de arrancadas. O painel é novo e lembra o da Monster 1200. Outro diferencial do modelo é a possibilidade de se ajustar a ergonomia em até 60 combinações diferentes, mudando a posição do banco, pedaleiras e guidão.

Ducati Multistrada 1200 Enduro

487ESPECIAL_DUCATI_MULTISTRADA_ENDURORodas raiadas, aro 19 na dianteira e tanque de 30 litros: uma Multistrada bigtrail de verdade

Entre os outros modelos mostrado pela Ducati destaque para a nova versão "Enduro" da Multistrada, que promete ser uma verdadeira aventureira fora-de-estrada – vem para brigar com BMW R 1200 GS Adventure, a renovada Triumph Explorer 1200 e a Yamaha Super Ténéré 1200. Para isso, a Ducati trocou a roda dianteira de 17 por outra de 19 polegadas – e adotou raios. A Enduro ganhou tanque com mais 10 litros de capacidade: 30 litros para percorrer 450 km sem abastecer. A altura do solo é de 200 mm. O motor é o mesmo Testastretta DVT de 1.198 cc com 160 cv de potência máxima. Como não podia faltar, a nova aventureira italiana traz o completo pacote eletrônico da Ducati, porém com ABS off-road.

Ducati Scrambler Sixty2

487ESPECIAL_SCRAMBLER_SIXTY2A pequena Sixty2, um scrambler com motor de 400cc

Vale destacar a volta da Ducati para o segmento abaixo de 500cc, assim como a BMW. A Ducati voltou a investir no segmento com a sua nova "marca" Scrambler. Em Milão, foi apresentada a versão Sixty2 (62), uma referência à primeira Ducati Scrambler lançada em 1962 nos Estados Unidos. A grande novidade, com o perdão do trocadilho, é o motor de menor capacidade: 400cc. O tradicional "L2" refrigerado a ar produz 41 cv nesta nova versão menor da Scrambler.

sixty2Sixty2 tem o mesmo estilo da Scrambler de 80cc, porém com motor menor e somente uma versão

Com ciclística simplificada – garfo telescópico convencional na dianteira com regulagem na précarga – a Sixty2 traz rodas de 18 polegadas na frente e de 17, atrás. O modelo certamente irá para o Brasil: o vídeo de apresentação da Sixty2 mostrava jovens se divertindo nas praias e ruas do Rio de Janeiro. Entretanto, as vendas no nosso País, a exemplo de outros modelos da marca, ainda devem demorar: na Itália a Sixty2 só chega às lojas em fevereiro. Quem sabe no final de 2016, essa Scrambler de 400cc desembarque no Brasil.  (Fotos e texto Arthur Caldeira, de Milão)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.