PUBLICIDADE
Topo

Infomoto

Triumph comemora 10.000 motos no Brasil com Tiger 800 mais em conta

Infomoto

11/08/2015 11h31

471MOTOMERCADO_TRIUMPH_7Tiger 800 XR e XC são mais "básicas" – e baratas – que as versões XRx e XCx

A Triumph comemorou recentemente a produção de motocicletas de número 10.000 em sua planta fabril localizada em Manaus (AM). Para celebrar o acontecimento a Triumph lançou duas novas versões da Tiger 800. A Tiger 800 XR e XC são menos equipadas e mais baratas que as versões XRx e XCx, lançadas no primeiro semestre de 2015.

Com o visual atualizado e melhorias mecânicas no motor de três cilindros e 800cc, as novas Tiger começarão a ser comercializados agora em agosto nas 12 concessionárias espalhadas pelo Brasil. A Tiger 800 XR tem preço sugerido de R$ 37.690, mais em conta que a versão XRx, vendida por R$ 42.190. Assim como a 800 XC, que vai custar R$ 40.790, mais de 10% a menos do que a versão XCx, cotada a R$ 45.390.

471MOTOMERCADO_TRIUMPH_5Versão XC (acima) tem preço de R$ 40.790, contra R$ 45.390 da XCx; 800 XR sai por R$ 37.690 ao invés dos R$ 42.190 da XRx

As duas novas versões – XR e XC – saem de fábrica com controle de tração e freios ABS, mas sem os modos de pilotagem dos modelos mais top de linha e também sem alguns itens de série, como protetores de mão, banco conforto, uma tomada 12V extra. Outra diferença está também nas cores: as novas 800 XR e XC só estarão disponíveis na roupagem branca e preta, sem a opção azul metálico. Segundo a Triumph, todas as quatro versões do modelo Tiger 800, deverão responder por 70% das vendas da marca no Brasil, ou seja, cerca de 3150 unidades das 4.500 que a Triumph prevê comercializar em 2015.

Conheça a fábrica da Triumph em Manaus

471MOTOMERCADO_TRIUMPH_1
Em menos de três anos, planta em Manaus (AM) aumentou sua capacidade e pode produzir 35 motocicletas/dia 

Embora o mercado de motocicletas não atravesse um bom momento, com queda de 9,5% nas vendas no primeiro semestre deste ano, a Triumph Motorcycles Brazil tem motivos para comemorar. A empresa atingiu a marca de 10.000 motocicletas produzidas em sua linha de montagem própria em Manaus (AM), que está em funcionamento desde outubro de 2012. Os números já superaram as expectativas iniciais da marca inglesa e, de certa forma, a ajudam a enfrentar a crise que atingiu até o segmento de motos premium em que atua. "No primeiro ano, superamos nossas previsões de produção e vendas, o que agora compensa o momento de crise", declarou Fernando Filie, gerente de Marketing da Triumph Motorcycles Brazil.

Para se ter uma ideia do crescimento nestes quase três anos de atuação, a linha de montagem começou com uma área construída de 1.845,94 m² e capacidade para produzir até sete unidades por dia divididas em três modelos. Em maio deste ano, expandiu-se para 2.945,94 m² e o número de funcionários passou de 19 para 62. Atualmente, monta 35 motocicletas diariamente de 12 modelos diferentes e a capacidade anual passou de 5.000 para 7.000 unidades. "A Triumph já investiu R$ 13 milhões nesta fábrica, que tem importância estratégica para o sucesso da marca no mercado brasileiro", explica Leandro Oliveira, gerente da fábrica, a sexta da Triumph em todo o mundo.

471MOTOMERCADO_TRIUMPH_2O motor, que chega desmontado, passa por processo de limpeza e é totalmente montado no Brasil

Como resultado dessa estratégia de expansão dos modelos nacionalizados, hoje, de todas as motos vendidas no Brasil 95% são montadas na capital amazonense. Dos 16 modelos do line-up da fábrica inglesa disponível em nosso mercado, somente quatro, de menos volume, são importados. A produção, que em 2014 foi de 2.375 motos, deverá fechar o ano com 4.300 unidades. "Nenhuma outra marca do segmento se diversificou tanto em menos de três anos de operação", conclui Oliveira. (por Arthur Caldeira, de Manaus)

471MOTOMERCADO_TRIUMPH_4Planta de Manaus tem capacidade para produzir 7.000 motos/ano

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.