Nós também temos três cilindros
Arquitetura "três canecos" é cada vez mais utilizada em carros e motos
Em busca de uma melhor "eficiência energética", o motor de três cilindros vem ganhando espaço na indústria automotiva. Novo Ford Ka, VW Up!, Kia Picanto e a linha Hyundai HB20 1.0 utilizam propulsores com tal arquitetura, conhecida por mesclar a potência dos quatro cilindros com o torque dos bicilíndricos. Ou seja, o melhor dos dois mundos. Entretanto, os motores tricilíndricos não são uma exclusividade do "mundo carro".
Esta tendência já é utilizada há décadas pelo setor de duas rodas. A primeira moto a contar com a famosa arquitetura de três cilindros foi a Trident 750, que veio ao mundo em 1968 pelas mãos da engenharia da Triumph. Hoje, a fábrica inglesa vende no Brasil quatro linhas de produtos com motores de três cilindros: Roadster, Supersport, Touring e Adventure, que em breve ganhará mais duas integrantes: Tiger XRx e Tiger XCx. Além de um leve facelift, as novas aventureiras ganharam riding mode, controle de tração, piloto automático e acelerador eletrônico.
Produzida no Brasil, a Yamaha MT-09 parte de R$ 35.990 (foto: Renato Durães / Agência Infomoto)
A Yamaha também resolveu apostar nos tricilíndricos recentemente: em 2012 apresentou um motor de três cilindros que daria vida a MT-09, que chegou ao mercado mundial em 2013 e desembarcou no Brasil em setembro do ano passado. Com preço competitivo, motor econômico e bom rendimento em médios e altos regimes de rotação, a nova naked MT-09 chegou para dar dor de cabeça aos concorrentes de mesma faixa de potência, mas também de outras categorias.
Só para comparar, a tricilíndrica MT-09, de 850cc, gera 115 cv de potência máxima (a 10.000 rpm); enquanto a Kawasaki Z800, naked de quatro cilindros em linha e 806 cc, produz 113 cv a 10.200 rpm. No quesito torque, vantagem também para MT-09 – 8,92 kgf.m a 8.500 rpm -, contra 8,5 kgf.m a 8.000 rpm, da Kawa. Prova de que os três cilindros oferecem potência e torque na dose certa.
Genuína italiana, a MV Agusta Rivale utiliza propulsor tricilíndrico (foto: Doni Castilho/ Agência Infomoto)
Para finalizar, a italiana MV Agusta vende no País a linha 800 composta por Brutale 800 (naked), F3 800 (esportiva) e a Rivale 800 (motard). Todas equipadas com um propulsor tricilíndrico de 798 cm³ capaz de gerar potência máxima a partir de 125 cv. (por Aldo Tizzani)
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