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Setor de motos tem pior fevereiro desde 2006

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06/03/2015 18h48

450MOTOMERCADO_VENDAS_FEVEREIRO_02_201535173051Com apenas 17 dias úteis, fevereiro teve 93.796 motocicletas emplacadas

Segundo números divulgados pela Fenabrave, entidade que reúne os distribuidores de veículos no Brasil, o setor de duas rodas apresentou em 2015 seu pior fevereiro em nove anos – em 2006, o emplacamento de motos no período foi de apenas 86.893 unidades. No fevereiro passado, foram licenciadas 93.796 unidades, contra 108.639 motos emplacadas em janeiro. Queda de 13,66%. Se compararmos com o mesmo período do ano passado, a redução foi ainda maior, de 21,51%. De acordo com as estimativas da Fenabrave, o ano deve se encerrar com pouco mais de 1,3 milhão de motos emplacadas, o que acende a luz de alerta do setor, pois isso significaria retração anual de 7,50% no segmento de duas rodas.

Os motivos, segundo a entidade, são vários. Entre eles, taxas de juros que abalam ainda mais a oferta de crédito e alto índice de endividamento das famílias. Além da descrença no atual cenário econômico e com a sombra do desemprego batendo na porta do trabalhador. "Em um cenário macroeconômico, a pior coisa que pode acontecer é não termos em curto prazo sinais de melhora para o segmento automotivo", afirma Teresa Fernandez, consultora da MB Associados. Segundo a economista, outros fatores estão puxando a economia para baixo: "demora no ajuste fiscal, racionamento de água, aumento nas contas de energia e altas taxas de juros e escândalos financeiros que empurram para baixo o Produto Interno Bruto (PIB), que deve ter uma queda este ano de 1,5%".

Para Alarico Assumpção Jr., presidente da Fenabrave, o ano será muito difícil. "No início de 2015 tivemos retração em todas as categorias. O mês de fevereiro, por exemplo, foi afetado pelo menor número de dias úteis (17), devido ao feriado de carnaval. Neste cenário macro, motos de alta cilindradas e scooters continuaram com suas vendas em bom nível. Mas quem sofrerá serão os consumidores das classes menos favorecidas, que dependem exclusivamente do crédito para adquirir um bem" (Por Aldo Tizzani)

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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