Capacete com head-up display começa a ser vendido
Esta é a visão do motociclista com o Skully AR-1
A ideia não é exatamente nova, mas agora a tecnologia head-up display (semelhante a usada nos capacetes de pilotos de aviões caça) finalmente vira realidade. A norte-americana Skully já está aceitando encomendas para seu capacete AR-1 com HUD, que tem preço sugerido em torno de US$ 1.500 e começará a ser entregue em maio do próximo ano.
Disponível nas cores branca e preta, o AR-1 já está em pré-venda
O AR-1 reúne sistema de navegação, câmera traseira, avisos em tempo real das condições da estrada e exibe as informações no campo de visão do motociclista, ou seja, na parte interna da viseira. Nos carros, os sistemas de head-up display (HUD) mostram as informações do painel no para-brisa e são utilizados porque reduzem as distrações do motorista, que mantém os olhos na estrada. A Skully aplicou o mesmo princípio aos capacetes para motociclistas, mas tratas-se de um HUD "usável", já que está incorporado no capacete. Além das informações citadas acima, o capacete evita aquela "virada" de cabeça para mudar de faixa, e mostra o que acontece nos pontos cegos por meio de uma câmera na parte traseira. Outra novidade para os motociclistas é que o Skully AR-1 indica até mesmo o ângulo de inclinação da motocicleta em um curva, veja a demonstração no vídeo abaixo.
No Intermot, o Salão de Motos de Colônia, a fabricantes de pneus Continental, que já produz sistema HUD para fabricantes de automóveis, realizou um estudo em parceria com a Skully para demonstrar os benefícios do capacete AR-1 com head-up display. Por meio de um sistema Bluetooth 4.0 o capacete se conecta a uma unidade de controle eletrônico (ECU) na moto que envia as informações. Conectado aos sensores e sistemas eletrônicos do veículo, o capacete, por exemplo, mede a velocidade por meio do navegador GPS, mas também pelo velocímetro da moto. Pode até mesmo avisar ao piloto que está na hora de trocar de marcha, medindo e comparando a rotação do motor, a marcha engatada e a velocidade instântanea. (Por Arthur Caldeira)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.