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30 Dias com a Gladius: Custo de manutenção

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18/02/2014 16h42

Gladius4Custos de seguro e manutenção devem ser levados em conta antes de comprar uma moto de 650cc, como a Gladius

Estamos chegando ao final de um mês ao guidão da Gladius em nosso teste de longa duração. Nesse período, o modelo mostrou várias qualidades como a elasticidade e saúde do motor, versatilidade no dia-a-dia e design marcante. Características que justificam seu sucesso na Europa, onde é considerada uma moto de entrada por conta de sua facilidade de pilotagem.

Neste quarto e penúltimo capítulo da avaliação desta 650 (que começou aqui) abordamos um item que deve ser fundamental para quem deseja comprar uma moto: conhecer seu custo. E não falamos apenas de seu preço sugerido, mas de itens como manutenção, seguro e disponibilidade de peças. Fizemos uma pesquisa como um consumidor comum. As surpresas foram interessantes e mostraram a importância de pesquisar antes de contratar o seguro.

Revisão

gladius_motorSuzuki recomenda troca de óleo do motor a cada 3.000 quilômetros

O programa de revisão da Gladius contempla uma visita à concessionária quando a moto completar 1.000 km e depois uma visita obrigatória sempre com intervalos de 3.000 km rodados – para troca de óleo, filtro de óleo e outros ajustes. Como acontece com a maioria dos fabricantes, a primeira revisão é básica e tem a função de avaliar o estado geral da moto. Os resíduos de metais, que, por ventura, se desprendam do motor na fase de amaciamento, se depositam no óleo e são retirados nessa primeira troca. A primeira e a segunda revisão, esta última que acontece aos 3.000 quilômetros, custam ao proprietário R$ 85,00 cada.

manutencao1Antes de comprar, ponha na ponta do lápis: os preços das pastilhas, discos, filtros…

Já a terceira revisão, realizada quando a moto soma 6.000 quilômetros, é cotada em R$ 320. O serviço contempla a substituição de componentes vitais como filtros de ar e de óleo, as quatro velas e também uma verificação do sistema de injeção eletrônica e outros serviços. Junto com a revisão dos 1.000 quilômetros, é um dos serviços mais importantes para manter a saúde do motor. A partir dessa revisão os preços podem variar de acordo com a necessidade de substituição de peças e o tempo de mão de obra na execução dos serviços.

Custo de peças

Outro fator que deve ser levado em conta é o custo de peças de reposição. Existem componentes que devem ser substituídos por conta do desgaste normal, como pastilhas, relação e pneus. Outras peças talvez tenham de ser trocadas por culpa de quedas como é o caso dos espelhos retrovisores e manetes. Confira os preços de componentes originais pesquisados em concessionárias Suzuki na cidade de São Paulo:

Pastilha: R$ 410,00
Relação: R$ 1.900,00
Disco de freio: R$ 1.100,00 (diante) R$ 940,00
Pneus (Bridgestone Battlax BT-021): R$ 690 (diant.) e R$ 790 (tras.)*
Espelho retrovisor: R$ R$ 610,00
Manetes: R$ 320 (dir); R$ 160,00 (esq.)
Disco de Freio: 1.100 (dianteiro – cada um) R$ 940 (tras.)

*O pneu original de fábrica é o Dunlop SportMax Qualifier, mas não o encontramos à venda na cidade de São Paulo. No mercado, há diversas opções de boas marcas, como Pirelli, Michelin e o Bridgestone,  cotado na mesma medida dos originais.

manutencao2Pneus originais da Gladius são difíceis de encontrar

Seguro

Um grande aliado do motociclista é o seguro da sua moto. Fizemos algumas pesquisas e encontramos diversos preços oferecidos por seguradoras e corretores. Usamos como referência um piloto de 34 anos, solteiro, morador da Zona Sul de São Paulo. Com esse perfil a menor cotação foi oferecida pela Companhia Sulamérica (R$ 3.717,60). A apólice tem cobertura total contra sinistros como incêndio, colisão, roubo e furto. Ao contratar este tipo de seguro o piloto ainda conta com assistência 24 horas.

Encontramos uma opção mais econômica oferecida pela Suhai Seguros. Ao custo de R$ 1.950,00 a moto recebe um rastreador e tem a cobertura apenas contra furto e roubo (+ assistência 24 horas) independente do perfil do piloto.

O mais interessante nessa pesquisa foi a diferença de preços entre as companhias de seguro e mesmo as corretoras. Apenas para exemplificar, em nossa pesquisa encontramos preços superiores a R$ 6 mil. Uma dica é procurar corretores e empresas especializadas em seguro de moto, que saberão passar valores mais condizentes com o perfil do comprador e a moto em questão.

Com alguns telefonemas e a indicação de concessionários conseguimos uma redução de custo superior a 35%. No nosso caso, o serviço foi feito pela MM5 seguros (www.mm5seguros.com.br), mas o boca a boca entre proprietários de motocicletas sempre é válido. (por Cicero Lima)

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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