Topo

Infomoto

Bielorrussa Minsk retorna com "chinesa" TRX 300i

Infomoto

13/02/2014 13h58

minski_3Carro chefe da marca bielorrussa, a nova M1nski TRX 300i é "enduro-touring" pronta para encarar viagens

Poucas pessoas no mercado ocidental conhecem a fabricante bielorrussa de motocicletas Minsk. No entanto, após um período muito difícil, parece que a marca está voltando à ativa com alguns novos modelos, sendo a M1nsk TRX 300i – última moto a ser apresentada – seu carro chefe. No ano passado, a INFOMOTO esteve no CIMAMotor, o Salão de Motos da China, e o modelo lançado pela empresa bielorrussa estava no estande da chinesa Zongshen (matéria completa do salão aqui). Isso significa que, muito provavelmente, a TRX 300i é produzida na China.

A nova moto "enduro-touring", como a chamam seus fabricantes, tem um design moderno, que lembra muito a nossa conhecida Honda XRE 300. Algumas linhas também se assemelham com as motos da família GS da BMW. De qualquer forma, é uma motocicleta totalmente nova. Ela traz lanterna traseira e piscas em LED, além de painel de instrumentos que mescla informações digitais e analógicas. Por ser uma motocicleta voltada para viagens, as malas laterais e o top case são equipamentos de série, e seu tanque de combustível de 15 litros promete uma boa autonomia.

minski_1Como sua proposta é para longas viagens, a nova TRX 300i vem equipada de série com as malas laterais e o top case

A M1nski TRX 300i é equipada com motor monociclíndrico de 250cm³, quatro tempos, de arrefecimento líquido, capaz de entregar 26 cavalos de potência a 8.000 rpm. O torque máximo não é divulgado pela fabricante. Segundo a marca, a moto consegue alcançar uma velocidade máxima de 140 km/h.

Apesar de ser uma motocicleta de baixa capacidade cúbica, a TRX 300i traz alguns equipamentos de motos maiores, como suspensão dianteira invertida e monoamortecedor traseiro com ajustes. Além disso, a máquina é equipada com freios a disco na dianteira e na traseira, suficientes para parar seus 155 kg à seco. Ainda não há informações sobre preço e onde o modelo será comercializado. (Por Roberto Brandão Filho)

minski_4A nova máquina da marca russa Minski tem um "quê" de Honda XRE 300 e algumas linhas parecidas com a família G da BMW

minski_5Durante o CIMAMotor 2013 (salão de motos da China), o modelo pôde ser visto no estande da chinesa Zongshen

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.