Topo

Infomoto

R NineT é a nova cafe racer da BMW

Infomoto

16/10/2013 12h44

O novo modelo comemora os 90 anos da marca como fabricante de motos

A espera terminou. Depois de diversas especulações e fotos espiãs (relembre aqui) a marca bávara tirou o pano e revelou para o mundo a R NineT. A naked no estilo cafe racer feita para comemorar os 90 anos da BMW como fabricante de motocicletas. Esteticamente, o modelo aproveita a influência visual da Concept Ninety, criada por Roland Sands, mas elimina o parabrisa e a carenagem de farol. Porém, a BMW ressalta que a moto foi concebida para máxima customização, portanto diversos kits de personalização devem vir em breve e modificações feitas pelo proprietário são bem vindas. O aspecto final da moto também bate com a silhueta mostrada em Milão, na Itália, quando a marca anunciou o novo modelo.

Já o motor, é o tradicional boxer de dos cilindros opostos de 1.170 cm³ refrigerado a ar/óleo, que ainda equipa modelos mais tradicionais da fabricante alemã, como a naked R 1200 R. O propulsor é capaz de gerar até 110 cv de potência máxima a 7.750 rpm e 12,13 kgf.m de torque máximo, obtidos a 6.000 giros. A transmissão final é por eixo cardã. Outro detalhe fica por conta da suspensão dianteira. Ao invés do tradicional "Telelever" utilizado nos modelos boxer da BMW, a nova moto traz o mesmo garfo invertido que equipa a superesportiva S 1000 RR. A NineT será mostrada oficialmente no início de novembro, durante a edição deste ano do Salão de Milão e a INFOMOTO estará lá para vê-la de perto e mostrar para vocês aqui no UOL Carros. (por Carlos Bazela)

O tradicional motor boxer refrigerado a ar/óleo foi mantido, mas o telelever deu lugar ao garfo da S 1000 RR

A transmissão traseira é feita por eixo cardã, como acontece na R 1200 R

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.