Topo

Infomoto

Setor aposta em novidades do Salão Duas Rodas para minimizar perdas

Infomoto

08/10/2013 10h15

Coletiva da Abraciclo no Salão Duas Rodas 2013 na manhã desta terça, 8 de outubro

Como acontece tradicionalmente em todas as edições, a coletiva de imprensa da Abraciclo, associação de empresas do setor, abre oficialmente o Salão Duas Rodas 2013, que acontece entre hoje, 8, e domingo, 13 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP).

Após o anúncio de números não muito animadores de produção e vendas de motocicletas no ano, o presidente da entidade, Marcos Fermanian, espera que a chegada da primavera e a renda extra das famílias no final de ano com o pagamento do 13º salário ajude a minimizar as quedas nas vendas. A projeção da Abraciclo e seus associados é de que as vendas de motos no varejo cheguem a 1.530.000 unidades até o final do ano. O que representaria uma queda de cerca de 107.000 unidades (6,6%) em comparação a 2012, quando foram vendidas 1.637.000 motos.

"Mesmo diante da crise vivida pelo setor desde o ano passado, as montadoras têm investido em novidades, acompanhando as tendências mundiais no que se refere a design, desempenho e segurança", disse Fermanian. Recentemente, marcas como Honda e Yamaha apresentaram novas motos de baixa cilindrada, caso da família CG 2014 e também da nova Fazer 150. "As novidades do Salão Duas Rodas 2013, sempre divulgadas pela imprensa, coloca o assunto moto em pauta. Além de despertar interesse nos consumidores. Esperamos que isso ajude-nos a atingir as previsões para o ano", finalizou.

Moto premium
Se no geral, o setor de motos experimentou queda, no segmento acima de 450cc houve crescimento de 2,4% em 2013, passando de 36.440 unidades vendidas até setembro do ano passado para 37.310 no mesmo período deste ano.
"As motos maiores têm boa rentabilidade e contribuem para a iomagem do setor", diz Fermanian, apesar de admitir que não são suficientes para a indústria.

E as novidades do Salão Duas Rodas 2013 apontam para este caminho. Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki devem apresentar modelos acima de 450cc. Além das marcas premium que atuam somente neste nicho, como Ducati, Triumph, BMW e Harley-Davidson que deverão mostrar grandes novidades. (Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.