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Multistrada 1200 S Granturismo é a receita da Ducati para qualquer viagem

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25/09/2013 14h44

A versão mais recente da bigtrail favorece longas viagens

Lançada em 2009, a Ducati Multistrada 1200 faz parte de um seleto grupo de motocicletas que desperta fortes emoções. Ela é versátil, confortável, potente e com uma ciclística de dar inveja. Isso sem falar na tecnologia embarcada. A aventureira da Casa de Borgo Panigale é uma motocicleta quatro em um. Capaz de rodar com desenvoltura na cidade, em viagens por boas estradas, em track-days feitos em circuitos fechados e até em trechos de terra batida. Agora, a família de bigtrails da Ducati apresenta uma nova versão: a Granturismo.

Além de novos dispositivos, que foram agregados para oferecer maior eficiência e segurança como, por exemplo, o sistema eletrônico de suspensão, batizado de DSS (Ducati Skyhook Suspension). As melhorias não param por ai. A versão receberam a segunda geração do motor Testastretta 11° e o mais recente sistema de freios ABS 9 da Bosch. A bigtrail italiana conta ainda com controle de tração, que oferece quatro níveis de entrega de potência, com o qual se pode personalizar a tocada.

O propulsor continua o bicilíndrico em "L" de 1198 cm³

Como diferenciais, a Multistrada 1200 S Granturismo conta com maior capacidade de carga nas malas laterais (73 litros) e também top case (48 litros). Além de ser equipada com parabrisa maior, protetor de motor e tanque, e pneus estradeiros. O peso a seco é de 217 kg. Na parte estética, como todos os modelos de sua família, ganhou novo design dos faróis com LED de iluminação diurna (semelhante aos que equipam os modelos da Audi, marca a quem pertence a Ducati) e sutis alterações estéticas na carenagem frontal.

Motor retrabalhado

A chegada da segunda geração do motor Testastretta 11°, de dois cilindros em "L" e 1198 cm³, apresenta uma série melhorias que resultaram em um aumento do torque de 12,1 para 12.7kgfm a 7500 rpm. Já a potência não teve alteração e continua em elevados 150 cv a 9250 rpm. O resultado foi a otimização do consumo de combustível e melhora na queima de hidrocarbonetos e CO2, que diminuíram a emissão de gases.

Somados: o topcase e as malas laterais têm 121 litros de capacidade

Muitas destas melhorias, aliás, são fruto da tecnologia empregada no motor Superquadro, que equipa a superesportiva 1199 Panigale. Outra característica desta segunda geração do motor – que continua a utilizar o tradicional comando desmodrômico de válvulas – é a curva de torque. Esta favorece as baixas e médias rotações permitindo que o propulsor trabalhe de forma linear e com força.

Ciclística eficiente

Montada sobre o tradicional quadro em treliça, a Multistrada 1200 S Granturismo traz duas grandes novidades no quesito ciclística: a suspensão inteligente e a última palavra em freios ABS. O sistema Ducati Skyhook Suspension (DSS) é totalmente ajustável. Assim, compressão e retorno da mola são controlados eletronicamente e de maneira automática. O sistema regula a suspensão constantemente de acordo com o piso, como se a motocicleta estivesse suspensa no ar. Daí o nome "Skyhook". Ambos os conjuntos têm 48 mm de curso.

Os piscas dianteiros ficam atrás dos protetores de manopla

Para ajudar neste trabalho de amortecimento, a Multistrada Granturismo está calçada com pneus Pirelli Angel GT –120-70 (D) e 190/55 (T), montados em rodas de liga leve com aro de 17 polegadas. Já os freios dianteiros, da grife Brembo, são fixados de forma radial no trem dianteiro. Conta com disco duplo de 320 mm, com acionamento hidráulico de quatro pistões. Na traseira, um único disco de 245 mm mordido por pinça de duplo pistão. Todos os modelos da linha Multistrada estão equipados com o sistema ABS Bosch-Brembo como item original de série, que pode ser desligado para pilotagem no fora de estrada, por exemplo.

No Brasil

Para os brasileiros, amantes das grandes aventuras, resta torcer pela chegada da Multistrada 1200 S Granturismo ao País. Por enquanto, a Ducati comercializa aqui três modelos da família Multistrada: a standard 1200 ABS (R$ 67.900), a 1200 S Touring (R$ 79.900), cujo diferencial são as malas laterais e a 1200 S Pikes Peak (R$ 89.900), com apelo esportivo e nome alusivo à famosa competição de hillclimb (subida de montanha) que acontece nos Estados Unidos. (por Aldo Tizzani)

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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