Topo

Infomoto

Exodus: um carro-moto. Ou uma moto-carro?

Infomoto

13/08/2013 18h21

O veículo reúne a postura de direção de carro com comandos de moto 

Você já imaginou como seria pilotar uma motocicleta numa posição reclinada, com os pés esticados para frente como se estivesse em um automóvel? Eu já e, sinceramente, não gostei muito da minha epifania. Mas, como há louco para tudo nesse mundo, a Suprine Machinery, uma empresa localizada em Washington DC, nos Estados Unidos, trouxe o tipo de conceito "recumbent", ou reclinado, para as motos com o lançamento do Exodus. O protótipo tem como base as "recumbent bikes", bicicletas que já eistem há algum tempo e chamam a atenção pela inusitada posição de pilotagem.

Como vemos nas fotos, o Exodus mistura elementos de carro e motocicleta. O piloto acomoda-se num banco tipo "concha" de alumínio, é cercado por uma "gaiola" de aço, tem um para-brisa grande e pilota em um ângulo bem inclinado à sua frente. Embora a posição seja semelhante a deum automóvel, o veículo conta com guidão e comandos de punho de motocicleta, assim como pedaleira, pedais de câmbio e de freio.

O motor é um quatro cilindros herdado da BMW K 1200 LT 

O propulsor e os comandos foram importados de uma BMW K 1200 LT. Ou seja, o Exodus é equipado com motor de quatro cilindros de 1.172 cm³. A suspensão traseira Paralever também veio diretamente do modelo alemão, mas a Suprine teve que deixar o Telelever (suspensão dianteira da BMW) de lado e utilizar um garfo dianteiro convencional por conta do ângulo de inclinação. O sistema de freio Brembo com ABS, os pneus e as rodas também foram herdados da motocicleta bávara, assim como o eixo de transmissão.

O Exodus utiliza uma caixa de câmbio de cinco marchas mais a ré, que com certeza ajuda na hora de manobrar este estranho veículo de 308 kg e 3.810 mm de comprimento. Sim, você leu certo, quase quatro metros. Segundo a Suprine, o Exodus atinge a marca dos 100 km/h em 4,1 segundos e pode superar os 240 km/h. Isso, ainda de acordo com a marca, por conta de sua "aerodinâmica com 50% a menos de resistência ao ar".

Ok. Tudo isso é muito interessante. Mas, qual é o verdadeiro propósito do Exodus? A Suprine o chama de SPV (Single Person Vehicle, ou veículo para uma pessoa), "concebido para transportar uma pessoa, e somente uma, de um lugar para o outro da maneira mais rápida, segura e confortável possível". A Suprine afirma ainda as duas rodas em linha produzem menos arrasto aerodinâmico e menos resistência ao solo do que três ou quatro rodas.

Segundo a Suprine, o Exodus é um SPV: veículo para uma pessoa apenas

Mas, a pergunta que todos devem estar fazendo é: como é que se pilota essa geringonça? Para mostrar como se faz isso, a marca liberou um vídeo (que você vê aqui) com a máquina em uma pista de testes. Na minha visão, acredito que não seria nada fácil rodar com a Exodus no trânsito urbano. Queria ver uma dessas nas ruas de São Paulo, tentado costurar o caos das nossas vias. Seria, no mínimo, engraçado. E você, como acha que o Exodus se sairia em uma situação real de uso? Deixe seu comentário (por Roberto Brandão Filho).

A mudança de marchas é feita com o pé, tal qual uma motocicleta

Pesado e comprido: o Exodus tem 308 kg e 3.810 mm de comprimento 

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.