Topo

Infomoto

Venda de motos em julho supera mês anterior, mas ainda estão abaixo de 2012

Infomoto

02/08/2013 16h16

Segundo a Fenabrave, emplacamentos subiram 7,35 % em relação ao mês passado

De acordo com os números divulgados hoje pela Fenabrave, federação brasileira da distribuição automotiva, foram emplacadas 134.202 motos no mês de julho, o que corresponde a um aumento de 7,35% em relação a junho. O montante ainda é inferior as 138.473 unidades contabilizadas no mesmo período do ano passado, resultando em uma variação negativa de -3,08% e isso não deixa de ser preocupante. Segundo o presidente da Fenabrave, Flávio Meneghetti, o vilão para o declínio das vendas em 2013 tem nome e ele já é um velho conhecido. "O segmento de motos continua sofrendo e a razão continua sendo a mesma: falta de crédito", comenta o executivo em relação a alta quantidade de fichas de financiamento recusadas pelos bancos nas compras de motos de baixa cilindrada.

No ano passado, até julho, já haviam sido emplacadas 987.080 motos, enquanto em 2013, esse número fechou em 882.453. Meneghetti ainda acrescentou que outro entrave está na forma como os impostos são cobrados sobre as motos. Ou, melhor dizendo, como eles não são cobrados "Não tem como desonerar mais [no preço da moto] por que o produto já é quase todo desonerado na cadeia produtiva". Desta forma, ações comerciais – como as que acontecem com os carros, de redução do IPI – não são possíveis. (por Carlos Bazela)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.