Topo

Infomoto

Congresso rejeita projeto de lei que proíbe “corredor”

Infomoto

08/07/2013 16h13

Ainda podemos andar no corredor – com cuidado e atenção, sempre!

O projeto de lei 3626/12, do deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), que tinha como objetivo proibir a circulação de motocicletas e similares (motonetas e ciclomotores) entre os veículos ou entre a calçada e os veículos, foi rejeitado pela Comissão de Viação e Transportes, de acordo com informações da Agência Câmara Notícias. Pelo texto, as motos ficariam obrigadas a trafegar pelo centro das faixas de rolagem e proibidas de transitar nos chamados "corredores".
Apesar de reconhecer que a proibição da circulação das motos entre as faixas traria maior segurança para o trânsito, o relator, deputado Milton Monti (PR-SP), recomendou a rejeição do projeto, pois este traria outros três problemas ainda maiores: o aumento do tráfego; a dificuldade de fiscalização da proposta; e, o mais perigoso para os motociclistas, o aumento das chances de uma colisão entre a moto e a traseira do automóvel da frente, choque que poderia ser fatal.
O projeto foi arquivado por ter sido rejeitado em caráter terminativo pela única comissão de mérito. Monti argumentou ainda que o assunto é objeto de outro projeto em tramitação na Casa, o PL 2872/97, que pretende restringir a circulação em corredores apenas no caso de engarrafamentos. (Por Roberto Brandão Filho)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.