Campeonato de customização leva criatividade para a Alemanha
As três primeiras colocadas na categoria Freestyle
Reunir os melhores projetos de customização do mundo. Esse é o mote do AMD World Championship of Custom Bike Building, competição que anualmente é realizada durante o encontro de Sturgis, no Estado de Dakota do Sul, nos Estados Unidos. Porém, nesta edição 2013, que aconteceu entre 10 e 12 de maio, pela primeira vez o concurso aconteceu fora dos EUA, juntamente com os campeonatos europeu e mundial de customização em um único evento, o Big Bike Europe, realizado em Essen, na Alemanha.
Patrocinado pela Harley-Davidson e sua divisão de peças de alta performance, a Screamin' Eagle, o evento, que marcou os dez anos do campeonato, reuniu ao todo 122 motos que representaram 23 países. Os projetos concorreram nas cinco categorias que compõem o evento: a disputada Freestyle, Harley-Davidson Modificada, Modificada Retrô, na qual são admitidas motos de ano anterior a 1984; Street Performance, que premia modificações para uso, como melhorias no motor, suspensão e etc.; e, por fim, Modelo de Produção, onde competem motos homologadas para rodar e que sejam produzidas em pequena quantidade pelas preparadoras.
Os projetos expostos no Big Bike Expo, em Essen, na Alemanha
Outro ponto interessante do concurso é que, embora os nomes fortes sejam as oficinas norte-americanas e europeias, onde a cultura de customização é bastante difundida, diversos outros países também competem e, por vezes levam prêmios. Foi o que aconteceu em 2011, quando os japoneses da Tavax Egineering levaram pra casa o troféu de campeão na categoria Freestyle com a agressiva Tavax 2011V.
Campeãs do estilo livre
A categoria mais badalada do evento é, sem dúvida, a Freestyle. Normalmente vencida por motocicletas construídas do zero, o primeiro lugar desse ano ficou com a Rondine, da Medaza Cycles, que embora tenha nome italiano é conduzida por uma dupla de irlandeses. O modelo, o qual parece não ter sido montado sobre nenhum chassi, conta com um motor monocilíndrico horizontal oriundo de uma Moto Guzzi Nuovo Falcone, de 1971. Completam o projeto uma balança de Harley-Davidson V-Rod fazendo às vezes de garfo dianteiro e acabamento em alumínio.
A Rondine, modelo feito pela Medaza Cycles foi a vencedora da categoria Freestyle
O segundo lugar do pódio foi para o projeto Tribute to Hagakure, da Zen Motorcycles. Construída originalmente para tentar bater um dos recordes de velocidade no Deserto de Bonneville, nos Estados Unidos, a moto feita por Laurent Dutruel chama a atenção por não ter suspensões nem câmbio e ser movida por um motor de dois cilindros em V produzido pela marca norte-americana Buell. Tudo reunido em um design minimalista.
Já a terceira posição entre as 66 motocicletas que disputaram a categoria Freestyle ficou com a Gas'd Rat. A moto criada pelo britânico Pete Pearson da Rocket Bobs tem como grande diferencial o pequeno tanque de combustível – principalmente em relação ao restante da moto – colocado acima do quadro. Nas palavras do próprio Pearson, a moto é "um foguete em forma de bobber feita sobre uma FXS com motor shovel, totalmente redesenhada e retrabalhada". Segunda colocada na Freestyle, a Tribute to Hagakure foi feita originalmente para correr em Bonneville
Outras vencedoras
A categoria de melhor Harley-Davidson Modificada, por ironia, não foi para uma oficina norte-americana. Feita pelo taiwanês Winston Yeh da Rough Motorcyles, a Stealth Bullet é feita com base em uma Sportster, traz tanque feito em fibra de carbono e um belo acabamento em pintura preta brilhante. As linhas e tons sóbrios do projeto são característica da oficina asiática, que emprega o estilo em outras customizações do seu portfólio.
Já o troféu de melhor Modificação Retrô foi para uma oficina italiana de nome incomum. A Inglorious Bastards Cycles seguiu os passos da companhia militar que dá título ao filme de Quentin Tarantino e saiu vencedora do concurso com um projeto tão inusitado quanto seu nome: a Bastarda Senza Gloria, uma híbrida de duas Harley-Davidsons: uma Panhead de 1948 e um Shovelhead de 1979.
O prêmio de melhor Harley-Davidson modificada ficou com o taiwanês Winston Yeh, da Rough Motorcycles
O francês Laurent Dutruel voltou a ser premiado no concurso com outro projeto focado em desempenho. Desta vez foi uma Harley-Davidson XR 1200 com ares de cafe racer e motor turbo. Agora que a moto venceu a categoria Street Performance do AMD, Dutruel planeja pilotá-la de São Francisco até o deserto de Bonneville, onde ele poderá finalmente tentar bater o recorde de velocidade em uma das diversas categorias do desafio.
Fechando a premiação está a Naughty Gentleman, vencedora na categoria Modelo de Produção. A moto em estilo clássico feito pelos britânicos da Second City Customs consiste em uma hardtail equipada com motor bicilindrico em V da S&S e o controverso guidão "ape hanger". Para o próximo ano, os organizadores já anunciaram uma sexta categoria disputada apenas por café racers, conceito que vem fazendo bastante sucesso na cena da customização pelo mundo afora. (por Carlos Bazela)
Os britânicos da Second City Customs com a Naughty Gentleman, vencedora na categoria Modelo de Produção
A XR 1200 Turbo venceu na categoria Street Performance e foi o segundo projeto premiado de Laurent Dutruel
Mistura de H-Ds, a Bastarda Senza Gloria saiu vencedora do concurso entre as Modificações Retrô
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