Topo

Infomoto

A sabedoria da estrada e o espírito zen do bar

Infomoto

26/02/2013 16h14

Sanders, vivido pelo desconhecido Andrew Rizzo, roda o oeste americano para escrever um guia de bares. Quem não queria um emprego desses?

O roteiro pode até parecer batido – um homem perde o emprego e a esposa, pega sua  moto e vai para a estrada na busca por si mesmo -, mas aposto que depois de ver o trailer de "The Best Bar in America" você vai querer assisti-lo. Sem nome em português, mas que pode ser traduzido como o "Melhor bar dos Estados Unidos", o filme feito de forma independente conta a história de Sanders, vivido pelo desconhecido Andrew Rizzo, um escritor contratado para percorrer com sua moto, uma BMW R 60/2 de 1960, os bares do oeste norte-americano e escrever um guia. Antes de partir conhece Northway – em um bar, é claro -, um senhor que acha a aventura interessante e decide ir junto no sidecar Velorex. O personagem, aliás, é um dos poucos – senão o único – mais conhecido, é vivido pelo veterano David Ackroyd.

Ao longo de mais de 12.000 km a moto precisou de diversos reparos, de acordo com a produção de "The best bar in America"

Além do trio (moto, estrada e bares), o que torna essa aventura mais interessante é o fato de que os irmãos Ristau, Damon e Eric, diretores do filme, o fizeram praticamente sem nenhum orçamento. Pegando a estrada para valer, desde 2008, a pequena equipe percorreu cerca de 12.000 km e mais de 65 bares, a grande maioria em Montana, estado natal dos irmão Ristau. Muitos dos figurantes foram selecionados nos próprios bares – os que aparecem no filme, de fato, existem – e a grande maioria foi paga apenas com a alimentação, e as bebidas, óbvio. Nas palavras de Eric, o filme "é um olhar sobre a sabedoria encontrada nos bares, pubs e estabelecimentos de beira de estrada, e um homem derrubado pela vida, descobrindo como se levantar, subir na moto e continuar a jornada".

A moto original era uma BMW R 60/2, mas ganhou conjunto dianteiro da Triumph, tanque e banco de Harley, sidecar Velorex da Jawa, enfim… não seria minha escolha para uma longa viagem

Em tempos de Lei Seca e do politicamente correto, "The Best Bar in America" nem se atreve a estrelar nos cinemas. Vai ser lançado direto em DVD e no iTunes no próximo outono. E a sinopse da aventura-comédia (fictícia) no trailer dá uma ideia do que deve ser o filme: "Um compromisso de escritos movido a uísque leva um homem a uma épica viagem de moto pelos bares e tavernas do oeste americano. Pilotando uma BMW R60/2 de 1960, a jornada leva Sanders dos desertos de Arizona e Utah às montanhas de Montana. Com a ajuda do viajante Northway e uma grande variedade de personagens interessantes pelo caminho, Sanders aprende as lições da estrada e o 'espírito Zen' do bar." Quem nunca sonhou com isso? (Por Arthur Caldeira)

O longa nem irá para os cinemas: deve ser lançado agora no próximo outono em DVD e na loja iTunes da Apple

 

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.