Topo

Infomoto

MTT Superbike: a moto mais potente do mundo

Infomoto

29/01/2013 11h18

Turbine Superbike produz 320 cavalos de potência e cerca de 60 kgf.m de torque

A empresa norte-americana Marine Turbine Technologies ganhou fama no início dos anos 2000 com a Y2K (year two thousand ou ano 2000, em português), que era movida por uma turbina de helicóptero e apareceu no filme "Fúria em Duas Rodas". Mas agora a MTT resolveu ir além e criou a MTT Turbine Superbike "empurrada" por uma turbina a gás Rolls-Royce Allison 250, também de helicóptero,  que produz 320 cavalos de potência máxima. Desempenho que já lhe rendeu o título de moto mais potente do mundo no Guinness Book, o livro dos recordes.

Só falta voar: com 186 kg a seco e mais de 1,70 m de entre-eixos a MTT Superbike pode chegar pero dos 400 km/h

Pesando 186 kg a seco, a MTT Turbine Superbike usa um quadro de alumínio e carenagem em fibra de carbono. Em função do tamanho do motor, digo turbina, a distância entre-eixos é de 1,72 metro, também para ajudar a estabilidade em altas velocidades. Movida a diesel ou querosene de aviação, estima-se que a MTT Superbike possa chegar perto dos 400 km/h de velocidade final. Para parar essa insana potente motocicleta foram usados três discos de 320 mm de diâmetro (dois na frente e um atrás) com pinças Brembo de quatro pistões. O modelo já pode ser encomendado em diversas cores ou até mesmo em uma versão streetfighter, com balança traseira mais longa e grafismos personalizados. O preço: a partir de US$ 175.000. Mas caso os 320 cv de potência máxima não sejam suficientes, não se preocupe. A MTT está trabalhando em uma versão com 420 cavalos que poderá superar os 400 km/h. (por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.