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Saudosos do "Tourist Trophy", testamos a nova geração de games de motos

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09/01/2013 11h20

Motos de competição também estavam presentes no jogo da Polyphony

Esta semana, a Sony confirmou o encerramento da produção do PlayStation 2. Mas, antes que você pergunte o porquê de estarmos falando de games aqui no blog, eu aproveito para lembrar que o console foi o último a ter um jogo de motos desenvolvido com a mesma dedicação que recebem os jogos de carro: o "Tourist Trophy", que saiu em 2006 com exclusividade para o PS2.

Desenvolvido pela SCEA e a Polyphony digital, as mesmas que deram ao mundo os cinco games da série Gran Turismo, o jogo se propunha a ser uma versão em duas rodas da franquia. Algo que fazia realmente bem. Com mais de 120 motos e 35 pistas (derivadas do GT4), Tourist Trophy se destacava por não se ater apenas aos modelos de competição e oferecer diversas motos de rua reproduzidas com riqueza de detalhes.

O tutorial, onde o jogador tirava as licenças no GT4, também foi adaptado para o Tourist Trophy

Mas e para a geração atual? Não há bons jogos de moto para PlayStation 3 e X-Box 360? Seria muito pesado e até injusto dizer que não, uma vez que os games das franquias "MotoGP" (cujo último lançado traz as temporadas de 2010 e 2011) trazem desafio e são um ótimo divertimento para os fãs da motovelocidade, mas pecam no visual se compararmos com seus equivalentes de quatro rodas.

O mais divertido, entretanto, era poder pilotar as motos de rua, como a Hayabusa. Praticamente todas as marcas estavam no jogo

A Novidade

Embora as texturas pareçam de um jogo feito para a geração anterior de consoles, a jogabilidade é boa e as corridas empolgam

Recentemente, foi lançado o "Superbike Generations", o mais novo produto de outra franquia de jogos de motovelocidade para a nova geração – que nós já comentamos aqui e aqui. Nós da Infomoto tivemos a oportunidade de testá-lo e, felizmente, ele tem mais prós do que contras. O fato do jogador poder escolher entre participar das diversas categorias que compõem o Mundial de Superbike, como Superstock e Supersport, além da categoria principal nas últimas quatro temporadas, é um grande ponto positivo. O multiplayer online e os modos desafio, nos quais você compete contra lendas como Troy Corser e Carl Fogarty, aumentam ainda mais a diversão.

A reprodução fiel dos circuitos e a boa jogabilidade, que exige um bom tempo de aprendizado do piloto para domar a moto nos níveis mais altos de simulação, também trabalham a favor. Entretanto, é na parte estética que o jogo produzido pela Black Bean Games derrapa. Texturas medianas e a falta de atenção a detalhes do modo campanha, como a caracterização do seu personagem – todas os rostos disponíveis para seu piloto parecem iguais – tiram um pouco do brilho do jogo, que não parece um produto desenvolvido para os consoles atuais.

Falta um pouco de capricho na parte onde o jogador customiza as características do piloto, mas nada que prejudique a experiência na pista

Logo, se a vontade de "pilotar" e sentir as emoções de uma prova de motovelocidade são maiores do que a preocupação com os detalhes estéticos, "Superbike Generations" vai te oferecer boas horas de diversão. Todavia, o prazer de ouvir o ronco das motos de rua, com a possibilidade de pilotá-las em circuitos urbanos parece ter morrido junto com o PS2. E você, conhece algum jogo de motos para a nova geração de consoles que seja bom e esteticamente bem feito como o saudoso Tourist Trophy? (por Carlos Bazela)

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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