Topo

Infomoto

Em 2014, Mundial de Superbike poderá ter categoria de 250cc

Infomoto

07/01/2013 12h38

Nova categoria seria disputada pelas miniesportivas de 250cc, como a Honda CBR 250R e a Kawasaki Ninja 300

A Dorna, organizadora do Campeonato Mundial de Motovelocidade, a MotoGP, este ano passa a controlar também o Mundial de Superbike. Para quem não é muito fã das corridas de moto a principal diferença entre as duas categorias é que na MotoGP competem motos protótipos e na Superbike, motos de série modificadas para competir nas pistas. Neste ano, ainda não deverão ocorrer mudanças no regulamento da temporada da SBK, que começa daqui a dois meses em Phillip Island, na Austrália, mas ao que parece para 2014 haverá novidades.

Tudo indica que as motos das categorias Superbike e Supersport deverão ficar mais próximas aos modelos de rua e às motos da Superstock (ainda mais parecidas com os modelos superesportivos à venda) com diversas restrições às mudanças, com o claro objetivo de baratear a participação dos competidores. Mas a grande novidade mesmo ficaria por conta de uma nova categoria: a de 250cc com as miniesportivas de rua. Isto é, Honda CBR 250R, a nova Kawasaki Ninja 300 e até mesmo uma versão esportiva da Duke 300, lançada no último Salão de Milão (EICMA). E quem sabe a futura Yamaha esportiva de 250cc que também deverá chegar em 2014.

Isso ocorre porque a Dorna quer diferenciar cada vez mais o Mundial de Motovelocidade do de Superbike. Pois em outubro de 2012, a Bridgepoint – maior acionista da Dorna, que detém os direitos da Motovelocidade desde 1992 – adquiriu a Infront Sports & Media. Agora, a Dorna detém os direitos das duas maiores categorias de motociclismo de pista do mundo. (por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.