Topo

Infomoto

Harley-Davidson e um herói americano

Publicidade Infomoto

03/01/2013 14h12

Wallace Van Sandt e sua WLD 1941, com a qual rodou 19.000 milhas, antes de ir pra Guerra

Em 24 de abril de 1944, Homer Van Sandt recebeu o telegrama mais triste de sua vida em sua casa em Birmingham, Alabama, EUA. Em poucas palavras, o Secretário de Defesa dos Estados Unidos informava que o filho de Homer, o sargento Wallace Van Sandt era considerado um M.I.A. (missed in action), ou seja, tinha desaparecido durante uma missão. A sigla, na verdade, tratava-se de um eufemismo usado pelo exército americano. Wallace estava morto, como viriam a confirmar os fatos após o final da Segunda Grande Guerra Mundial.

O bombardeiro Boeing B-17, conhecido como a "Fortaleza Voadora", no qual Wallace era o atirador de cauda, havia sido derrubado pelas forças nazistas na região onde ficava a extinta Iugoslávia. Os moradores locais recolheram os destroços, incluindo o corpo de Wallace e o enterraram antes que o exército alemão chegasse. Depois da II Guerra, os mesmos moradores ajudaram a família a localizar o corpo do Sargento e levá-lo de volta aos Estados Unidos.

A Harley WLD Special Sport Solo de Van Sandt usava o motor "W" de 45 polegadas cúbicas 

Devastados pela perda do filho, os pais de Wallace mantiveram uma espécie de memorial para o sargento com seus pertences, incluindo suas camisas de esporte, o uniforme do exército, suas medalhas e seu objeto mais querido, antes de ir lutar na Guerra: uma Harley-Davidson WLD Special Sport Solo de 1941.

Na cor vermelha, a Harley WLD havia sido um presente que seu pai Homer havia lhe dado na formatura do ensino médio. A versão Special SportSolo da WLD era um luxo na sua época: usava uma versão de alta compressão do motor "W" de 45 polegadas cúbicas – o motor utilizado por mais tempo pela H-D, entre 1930 e 1973 – e era semelhante aos usados pelas motos de competição naquele tempo com cabeçote de alumínio e grandes entradas de ar. Além disso, a moto de Wallace havia sido equipada com o pacote Deluxe, que consistia em diversas peças cromadas, odômetro parcial, bolsas laterais e outros opcionais.

O Sargento da Força Aérea Americana Van Sandt, atirador de cauda do B-17, conhecido como "Fortaleza Voadora" 

Antes de se juntar à Força Aérea Americana em 1942, Wallace era um motociclista apaixonado pela liberdade que sua Harley lhe proporcionava: em apenas um ano, rodou mais de 19 mil milhas (mais de 30 mil km) com sua WLD Special Sport Solo.

Peça de museu
Depois que a mãe de Wallace faleceu em 1975, seu sobrinho Cleve Porter ficou com todos os objetos de recordação de seu tio, incluindo aí a H-D 1941. Em 2007, com as notícias da construção do museu da Harley-Davidson, Porter entrou em contato com o museu para doar os objetos de Wallace Van Sandt, principalmente a amada motocicleta que havia sido preservada do mesmo jeito desde 1942.

A H-D de Wallace e seus pertences estão expostos no Museu da Harley-Davidson, em Milwaukee

Sem hesitar o Museu Harley-Davidson em Milwaukee aceitou a doação da moto e de todos os pertences do herói americano, juntamente com sua rara WLD Special SportSolo. Atualmente, a motocicleta original, intacta e sem restauração, juntamente com fotos do sargento e suas medalhas estão devidamente expostas no museu da Harley-Davidson para relembrar a paixão de um homem pela sua máquina e também em memória de todos aqueles que perderam suas vidas lutando na Segunda Guerra Mundial.

Quer conhecer o museu da Harley-Davidson em Milwaukee? Visite o site oficial e faça um tour virtual. Quando estiver viajando pelos Estados Unidos não perca a oportunidade de visitá-lo. Para quem é apaixonado por motos, vale a visita. (por Arthur Caldeira)

 

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.