Topo

Infomoto

Como estragar uma Yamaha R1 - e ainda ganhar um prêmio

Infomoto

12/12/2012 18h53

Da série "acredite se quiser": essa Yamaha R1 foi a vencedora do concurso de customização profissional no International Motorcycle Show em Long Beach

Sempre postamos aqui no blog motocicletas customizadas, afinal há diversos casos em que a criatividade dos customizadores merece muitos elogios. Mas temos que admitir que existe uma linha tênue entre uma ótima customização e um completo fracasso. Um bom exemplo disso é a Yamaha YZF R1 da foto acima.

Monobraços em geral são usados para exibir belas rodas. Não neste caso. 

Customizada pela oficina Sesto Custom Cycles da cidade de Stanton, na Califórnia, Estados Unidos, a R1 foi totalmente modificada – o que nesse caso, significa totalmente descaracterizada. O garfo telescópico invertido na dianteira com múltiplos ajustes  foi substituído por um monobraço com eixo central bastante longo. O pneu dianteiro também foi trocado por um de 240 mm para combinar (?) com o pneu traseiro. A balança traseira também foi alongada. Resumindo, quiseram transformar essa superesportiva devoradora de curvas em uma moto custom.

Os desenhos da carenagem remetem ao primeiro logo da Yamaha com uma fênix e o diapasão. Mas de onde veio a ideia dos detalhes que imitam madeira?

Na parte estética, os rapazes da Sesto tentaram se manter fiéis às origens da marca japonesa e recriaram o primeiro logo da empresa, quando esta se dedicava apenas a instrumentos musicais: toda a carenagem branca recebeu o desenho estilizado de uma fênix com um diapasão. Mas me digam uma coisa: de onde surgiu a ideia e o conceito de aplicar detalhes que imitam madeira no quadro e nos bancos? Não fomos capazes de descobrir.

Mas para provar que sua criação podia ser pilotada os customizadores da Sesto guiaram essa R1 personalizada por "longos" 32 km entre a oficina em Stanton e Long Beach, onde aconteceu no último final de semana, o International Motorcycle Show. Lá chegando, a Sesto R1 foi a vencedora do concurso de customização profissional do Salão californiano. Aprenderam como estragar customizar uma Yamaha R1 e ainda ganhar um prêmio? (por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.