Topo

Infomoto

H-D Night Train levada pelo tsunami vai para o museu da marca

Publicidade Infomoto

29/11/2012 12h04

A Night Train que "sobreviveu" ao tsunami e está exposta no Museu da H-D

Em 18 de abril deste ano, Peter Mark caminhava tranquilamente pela praia no estado canadense de British Columbia quando avistou um container. Lá dentro, para sua surpresa, havia uma Harley-Davidson Night Train 2004 com placa da prefeitura de Miyagi, uma das cidades mais atingidas pelo tsunami que matou milhares de japoneses em março de 2011. "Na hora pensei que pudesse ser de algum morador da região, mas não. Era de alguém que tinha perdido tudo, talvez até sua vida", disse Mark, na época. A Night Train havia flutuado cerca de 7 mil quilômetros desde a costa do Japão por mais de um ano. O container era, na verdade, a "garagem" da H-D de Ikuo Yokoyama que sobreviveu, mas perdeu três familiares na tragédia.

Mesmo fã da marca, Yokoyama não quis sua moto de volta, quando foi localizado pela Harley-Davidson do Japão. Mas não porque ela estava enferrujada ou lhe trazia más lembranças. Pelo contrário, o motociclista decidiu compartilhar sua história com outros harlistas de todo o mundo. Cedeu sua Night Train para que ela fosse exposta no Museu da Harley-Davidson, em Milwaukee, Estados Unidos, como forma de relembrar aqueles que perderam ou tiveram suas vidas para sempre marcadas pelo tsunami de 2011.

Mesmo inutilizada  pela corrosão do sal e pela força das águas, ainda é possível reconhecer a H-D depois da tragédia

"Estamos verdadeiramente emocionados em expor a motocicleta do Sr. Yokoyama", afirmou Bill Davidson, vice-presidente do Harley-Davidson Museum. "Esta moto tem uma fantástica história para contar, e é uma honra compartilhá-la".

Se você ainda não conhece o museu da Harley-Davidson, faça um tour virtual pelo site e, quando estiver passando por Milwaukee, não deixe de ir lá. Para quem é apaixonado pelas motos da marca centenária, vale a visita. (por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.