Topo

Infomoto

Futuro autódromo mineiro poderá receber a MotoGP

Infomoto

26/11/2012 15h17

Autódromo Internacional de Curvelo (MG), previsto para dezembro de 2014, já tem homologação da FIM para receber o Mundial de Motovelocidade

Na próxima quarta-feira, 28 de novembro, vai ser apresentado oficialmente o projeto do novo Autódromo Internacional de Curvelo (MG), cidade localizada 170 km ao norte da capital Belo Horizonte. O autódromo abrigará uma pista de asfalto com 4,2 km de extensão e também uma pista de motocross, ambas homologadas para receber eventos internacionais, como o Mundial de Motovelocidade, de Superbike e Motocross, além de provas de automobilismo. Segundo os idealizadores do projeto, o trajeto do circuito foi homologado pelas federações internacionais de motociclismo e automobilismo (FIM e FIA). Aliás, um dos principais propósitos dos grupos envolvidos na construção do Autódromo Internacional de Curvelo é justamente criar um circuito que possa receber o Mundial de Motovelocidade – longe do Brasil desde que a Prefeitura do Rio de Janeiro deixou de honrar os compromissos com a Dorna, organizadora do campeonato, e o RioGP, tradicional etapa brasileira, foi cancelado em 2005. Depois, as obras do Pan 2007 comprometeram a estrutura do Autódromo de Jacarepaguá e a pista deixou de ser homologada pela FIM.

Croqui da primeira fase do projeto mostra o traçado da pista de 4,2 km de extensão

Com um projeto ambicioso, que envolve a construção de dois hotéis, estacionamento com vaga para 4.000 veículos, centro médico e local para realização de eventos nas primeiras fases do empreendimento, o Autódromo Internacional de Curvelo ficaria pronto em dezembro de 2014. Para o futuro, o complexo ainda abrigaria condomínio residencial e zonas industriais em uma área de mais de 1.500 hectares. Com o apoio da prefeitura da cidade de Curvelo, o grupo de empresários já teria viabilizado cerca de R$ 24 milhões para a construção das pistas, a primeira fase do projeto.

Com 4,2 km de extensão, a pista teria uma grande reta e 16 curvas, de acordo com o projeto ao qual tivemos acesso. Depois de apresentado oficialmente na próxima quarta, os estudos de impactos ambientais seriam avaliados pelos órgãos competentes e as obras da pista em si estão previstos para começar em junho do próximo ano. Como fãs do esporte a motor, principalmente em duas rodas, declaramos nosso apoio aos empresários e torcemos para que sejam bem sucedidos na sua empreitada. (por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.