Inglesa Norton volta aos Estados Unidos
Com visual retrô, mas mecânica moderna, a Norton Commando 961 agora é produzida em Donington, Inglaterra
Uma das maiores fábricas inglesas de motocicletas na primeira metade do século XX, a Norton teve o destino de outras marcas famosas como ela: não resistiu à competitividade japonesa e faliu em meados da década de 70 e 80. Depois de algumas tentativas frustradas de renascimento, em 2009, a Norton foi adquirida por Stuart Garner, um empresário inglês, fã da marca. Depois de um processo de reestruturação da empresa, a Norton voltou a produzir em uma fábrica próxima a Donington Park, o famoso circuito britânico, em 2010. Dois anos depois e comemorando o aumento lento, porém gradativo, da produção de três versões da clássica Norton Commando, a empresa agora se prepara para expandir seus negócios para os Estados Unidos. Na última semana, a Norton foi aprovada nos rigorosos testes de durabilidade e emissão de poluentes dos EUA, ganhando a licença para ser comercializada em solo norte-americano. Uma boa notícia para os motociclistas saudosistas na Terra do tio Sam.
Por enquanto, em sua "nova" fase, a Norton disponibiliza somente a Commando 961, equipada com um propulsor de dois cilindros paralelos, refrigeração a ar, capaz de gerar cerca de 80 cv de potência. Porém, Garner, atual CEO da Norton Motorcycles, já deu pistas de que a empresa tem planos de lançar uma superesportiva para reviver os anos de ouro da fábrica nascida em Birmingham nas pistas de todo o mundo. Já que a Triumph chegou oficialmente por aqui, uma outra marca da Terra da Rainha aqui no Brasil não seria uma má ideia, não é mesmo? (por Arthur Caldeira)
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