Customizador "turbina" scooter Yamaha T-Max
O Yamaha T-Max Hyper Modified Capitolo II e seu criador Ludovic Lazareth
A Yamaha divulgou na Europa uma versão para lá de inusitada do maxi scooter T-Max 530. Trata-se do T-Max Hyper Modified Capitolo II, customizado pelo francês Ludovic Lazareth. No projeto, o designer optou por seguir uma linha mais esportiva. Por isso fez uma série de mudanças pequenas, como diminuir o tamanho do parabrisa e substituir o escape por um modelo que se integra totalmente na carenagem, que o deixaram mais agressivo.
"A carenagem pode parecer a mesma coisa, mas na realidade só algumas peças originais permanecem. Eu poderia dizer que eu mudei 80% do plástico para fazê-lo ainda mais agressivo e esportivo. À primeira vista, não há diferença, mas quem conhece o T-Max vai notar pequenas mudanças", revela o customizador que teve inspiração em aviões para realizar o projeto. "Muitos dos meus projetos foram influenciados pela tecnologia inovadora e técnicas de engenharia adotadas pela indústria da aviação. Enquanto eu estava trabalhando na minha versão do T-Max, decidi exagerar suas linhas, usando materiais e componentes normalmente utilizados na construção de aviões", comenta Lazareth.
A rabeta mais afinada e o parabrisa mais curto deixaram o T-Max com aspecto mais agressivo
Entretanto, quem imagina que as mudanças foram apenas estéticas, se engana. "Desde o início do desenvolvimento do Yamaha T-Max Hyper Modified, eu tinha um objetivo: ultrapassar os 200 km/h. Para este efeito, usei o turbo compressor, que aumentou a força do motor em 30%, deixando-o perto dos 60 cv", revela o designer francês, que instalou ainda uma suspensão dianteira invertida e freios a disco mais potentes para segurar a força extra do motor.
Brincadeira Custom
Marcus Walz foi o primeiro customizador a apresentar sua versão para o maxi scooter da Yamaha
O T-Max Capitolo II de Ludovic Lazareth é o segundo modelo a surgir, a partir de uma proposta feita pela própria Yamaha europeia no ano passado. Em 2011, o Salão de Milão (EICMA) contou com um pavilhão a mais, o EICMA Customs, cuja ideia era reunir customizadores para apresentar seus projetos e oferecer seus serviços. Na ocasião, a Yamaha entregou uma V-Max para cada um dos três profissionais mais conhecidos do setor (Ludovic Lazareth, MarcusWalz e Roland Sands) realizarem suas modificações. O resultado foram três motos de personalidades distintas que ficaram expostas no Salão.
Neste ano, a marca japonesa repetiu o desafio com o T-Max como modelo base e, até agora já ficaram prontos as versões de Lazareth e Marcus Walz, que optou por fazer mudanças exclusivamente estéticas e seguir as cores e o visual da superesportiva mais conhecida da Yamaha, a YZF-R1. As três releituras do T-Max – incluindo a de Roland Sands que ainda não foi apresentada – estarão expostas entre os dias 15 e 18 de novembro na edição 2012 do EICMA Customs, dentro do Salão de Milão. (por Carlos Bazela)
O T-Max do customizador alemão ganhou ares – e esquema de cores – derivados da YZF-R1
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.