Topo

Infomoto

Triumph celebra 110 anos em Mallory Park

Infomoto

11/09/2012 15h30

Fim de semana no parque: família se reúne para curtir corridas de moto e festa da Triumph no belo parque e circuito de Mallory

O Circuito de Mallory Park em Leicestershire, cerca de 170 km ao norte de Londres, na Inglaterra, começou como uma pista de trote para cavalos na década de 40. Uma década mais tarde, porém, eram outros cavalos que tomavam conta da pista oval de cerca de 1 milha (1,609 km), eram os cavalos vapor das motocicletas inglesas, já que desde 1951, Mallory Park foi palco de famosas provas de dirt track e mais tarde, na pista asfaltada, de motovelocidade.

Estacionamento de motos no circuito: as Triumph eram maioria

Mas, no primeiro final de semana de setembro, entre 31 de agosto e 2 de setembro mais precisamente, o ronco mais ouvido nas cercanias de Mallory Park era mesmo dos motores de três cilindros da inglesa e vizinha Triumph, hoje instalada na cidade de Hinckley, a poucos quilômetros do circuito. Não havia palco melhor para a segunda edição do Triumph Live 2012, festa organizada pela empresa, para celebrar os 110 anos da marca, uma das mais, senão a mais, antiga fábrica de motos ainda em atividade em todo o mundo. Logo na entrada de Mallory Park, uma estátua de Colin Chapman, o chefão da Lotus, mostrava o já conhecido orgulho britânico ainda mais aflorado neste ano de Jogos Olímpicos em Londres. Para ajudar ainda mais a festa, o tradicional clima encoberto da Inglaterra deu lugar ao sol: algo inusitado e muito comentado pelos britânicos, um povo obcecado pela previsão do tempo.

Shaw´s hairpin: marca registrada do traçado para motos é um cotovelo feito em primeira marcha a 40, 50 km/h

As atrações para os fãs da marca inglesa eram muitas, a começar pela oportunidade de acelerar na pista de 1,41 milhas (cerca de 2,26 km) com sua incrível George´s Bend, uma rápida curva de alta velocidade no final da reta, e também a lenta e incrível Shaw´s Hairpin, um cotovelo feita em primeira marcha a 40 km/h. Além disso, ocorreram provas da Triumph Triple Challenge, disputada com as Daytona 675, exibição de todos os modelos da marca e a estreia da Explorer XC, shows de rock, incluindo os premiados Kaiser Chiefs no sábado à noite, além de uma incrível exposição de modelos históricos da Triumph.

300 motos 

Parte da incrível coleção particular de Shepherd, composta por 300 Triumph, estava exposta no Triumph Live 2012

Dick Shepherd é um senhor de Essex, Sudeste da Inglaterra, que afirma ter 56 anos, o que eu duvido – com seus cabelos brancos aparenta ter pelo menos 65. O que não há dúvida é sua paixão pela Triumph, afinal Dick coleciona antigos modelos da fábrica há 16 anos e já montou uma incrível coleção de 300 motos – e, sim, todas Triumph. Pela primeira vez, Dick concordou em exibir alguns de seus modelos para o público – afinal seu acervo completo necessitaria mesmo é de um museu exclusivo. "Esse é meu sonho: que a Triumph construa um museu para que a coleção de toda a minha vida possa ser vista por outros motociclistas", revelou. Seu objetivo não é ganhar dinheiro, afinal convenhamos: alguém que tem bala para colecionar 300 motos não precisa de grana, mas o que Dick deseja é que todas as pessoas que criaram as motos e competiram com elas possam ser reconhecidas! Cheers, mate!

Primeiro modelo fabricado pela Triumph em 1902

Na área do Paddock de Mallory Park, a exposição começava com o primeiro modelo fabricado pela Triumph em 1902, passava por modelos de corrida históricos, como a Triumhp que venceu o Enduro dos Seis Dias (Six Days) na década de 60, chegando até a edições especiais em comemoração ao Jubileu de ouro da Rainha Elizabeth em 2002 e uma Tiger 1050, comemorativa de 300.000 motos produzidas pela Triumph. Havia ainda motos mais famosas como a Speed Triple do filme "Missão Impossível  2", a Bonneville do longa "Exterminador do Futuro 3", entre outras. Sempre cheio, o local encantou os fãs.

Inglesinha curte a Triumph vencedora do Six Days Enduro nos anos 60

Shows na pista e no palco

E aí tem coragem de levantar uma Rocket III assim?

Outra grande atração que mobilizava o público – estimado em cerca de 15.000 pessoas nos três dias – eram os shows de manobras radicais com Kevin Carmichael e seu grupo. Famoso piloto europeu de Stunt, aqui conhecido como wheeling, o cara conseguia acelerar uma Speed Triple por mais de 50 metros "fritando" o pneu e, tirem o chapéu, empinava a enorme Rocket III com seu motor de três cilindros e 2.300 cc! Realmente impressionante.

Ingleses curtem o sol em Mallory Park, coisa rara na Terra da Rainha

Além disso, tive a oportunidade de entrar na pista para uma rápida sessão de 20 minutos com a Speed Triple 1050R. Dotada de escapamentos esportivos, o ronco que sai das duas curtas ponteiras de escapamento é sensacional e já instigava a acelerar! Devidamente equipado, com macacão Dainese, protetor de coluna, botas, luvas e pronto para estrear meu novo capacete AGV GP-Tech, feito pra pista, pude deitar até onde as suspensões da Speed Triple permitiam na curva do George, no final da reta. E até ser ultrapassado por um piloto da competição Triple Challenge por fora na curva, enquanto ele elegantemente raspava o cotovelo no chão! Pena que não havia ninguém para me fotografar 🙁

 

Fish'n'Chips: peixe com batata frita era o prato "oficial" no Triumph Live 2012

Para completar o divertido sábado regado a motos e cervejas inglesas e alimentado com o típico Fish'n'Chips (um peixe frito com batatas fritas, maionese e ervilhas), à noite um animado show do Kaiser Chiefs, com um bom rock inglês. Pena que a audiência britânica não seja lá das mais animadas…mas valeu pela boa música.

As tradicionais cervejas Ales inglesas ganharam uma versão Triumph

No domingo ainda tivemos a oportunidade de rodar pela região com alguns modelos Triumph que virão ao Brasil em breve – o lançamento oficial da marca por aqui está marcado para o final do outubro. Ainda dei uma esticada em Londres, mas isso já fica para um próximo post. (Texto e fotos: Arthur Caldeira, de Mallory Park)

Explorer 1200 XC, versão mais aventureira da big-trail inglesa, foi lançada durante a festa

Best of Britain: o orgulho britânico aparecia até nas motos customizadas

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.