Mercado de motos: números recuam e entidades buscam soluções
O primeiro semestre de 2012 foi inferior ao ano passado em número de motocicletas produzidas
Durante o XXII Congresso Fenabrave, realizado pela entidade que reúne os distribuidores de veículos no Brasil, Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, associação das fabricantes de motocicletas, falou sobre a situação atual do segmento em termos de produção e vendas. Segundo a associação, no primeiro semestre de 2012, foram fabricadas 1,044 milhão de motocicletas, cerca de 35 mil unidades a menos do que o mesmo período de 2011, que fechou com cerca de 1,078 milhão de motos produzidas.
De acordo com a Abraciclo, a queda na produção está ligada à redução no número de vendas de motocicletas para o consumidor, que, por sua vez teve a sua queda atribuída à restrição de crédito para compras financiadas. A associação afirma ainda que a alta taxa de inadimplência – que aumentou de 3,8 nos primeiros seis meses de 2011 para 6% no mesmo período deste ano – é a maior responsável pela falta de crédito e que está realizando diversas ações para consolidar parcerias com bancos e financiadoras. "Se daqui três meses esse índice de inadimplentes estabilizar ou, ao menos, reduzir um pouco, talvez tenhamos mais êxito nas negociações para conquistarmos mais vantagens e facilidades na liberação de créditos, já que no setor o índice de aprovação tem sido inferior a 20%, explica Fermanian".
A inadimplência ainda é a principal vilã para a liberação de crédito em financiamentos
Além das reuniões com instituições financeiras, a Abraciclo também tem realizado campanhas para orientar os vendedores das concessionárias no momento da venda e evitar problemas onde eles normalmente começam. "Uma das principais justificativas dos bancos para esse cenário é que o vendedor, muitas vezes, força o cliente a levar uma motocicleta que ele não pode pagar. E isso resulta no aumento da inadimplência lá na frente e, consequentemente, das reprovações de financiamentos", ressalta o presidente da entidade. (por Carlos Bazela)
Para Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, conscientizar vendedores é um passo importante para melhorar a situação do crédito junto aos bancos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.