Parabéns, Vespa!
A Vespa PX, que ainda faz muito sucesso na Itália
Neste mesmo dia, há 66 anos, vinha ao mundo um dos maiores ícones do motociclismo: a Vespa. Tudo começou na década de 1940, quando o designer aeronáutico Corradino D'Ascanio foi procurado por Enrico Piaggio para criar um meio de transporte em duas rodas que tivesse baixo custo.
Entretanto, D'Ascanio não era lá grande fã de motocicletas, o que acabou fazendo toda a diferença no projeto. Segundo o designer, as motos eram desconfortáveis, difíceis de pilotar e a corrente ainda sujava as mãos de óleo – o que era uma verdade.
A primeira Vespa produzida em série em 1946
Assim, o italiano resolveu usar o seu talento para resolver todos esses "problemas". Ele colocou a alavanca de câmbio no guidão, usou uma alternativa inspirada no trem de pouso dos aviões para prender a roda dianteira, criou uma carenagem para livrar o piloto do desagradável contato com o motor e, principalmente, projetou um veículo que podia ser conduzido de forma confortável.
Ao ver o protótipo, batizado de MP6, Piaggio exclamou "Isso parece uma vespa!". E foi assim que, em 23 de abril de 1946, o Escritório Central de Patentes do Ministério da Indústria e Comércio de Florença concedeu ao Piaggio & C. S.p.A. a patente sobre a Vespa, que viria a se tornar o scooter mais famoso do mundo. O resto é história. Buon compleanno, Vespa ! (por Carlos Bazela)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.