Topo

Infomoto

Propaganda sempre foi a alma do negócio

Infomoto

17/04/2012 15h52

A loja de Felipe Carmona vendia um grande "sortimento" de marcas: BSA, NSU, Norton, Horex, Guzzi, Panther, Harley-Davidson e Indian

Há pouco tempo, fui visitar um velho amigo, seu Francisco Rueda, vulgo "Chico Pitanga". Ele não é motociclista, mas sim um amante do bom futebol, apesar do nosso "Palestra" não andar bem das pernas. Chico Pitanga me mostrou um exemplar de "A Gazeta Esportiva Ilustrada – A maior revista esportiva do Brasil", de 1958, que custava CR$ 20,00 (Vinte cruzeiros). Batizada de "Edição Monumental", a publicação trazia um resumo de todos os jogos do VI Campeonato Mundial de Futebol, destaque para a campanha brasileira e os heróis do primeiro título mundial da Era Pelé.

Folheando a revista, amarelada por seus 54 anos de história, vi dois anúncios que me chamaram a atenção. O primeiro tinha o título de "O Rei das Motocicletas". A peça publicitária trazia o desenho de uma moto com motor Boxer e o texto: "Oferece ao público todas as marcas de motocicletas, todos os tipos e pelos melhores preços, em condições excepcionais". A Felipe Carmona Filho S/A Importação e Comércio também tinha completo "sortimento" de peças, oficina mecânica especializada e vendia ainda carburadores e correntes. A revenda ficava na Alameda Barão de Limeira, bem no Centro de São Paulo, a famosa "esquina do veneno".

As Lambrettas eram vendidas pela Rumo no final dos anos 1950

A publicação sobre o triunfo brasileiro na Suécia trazia um outro anúncio sobre lambretas, febre no final de década 50 e início dos anos 60. A Comercial Auto Motores Rumo Ltda, que também ficava em São Paulo, vendia o "pai" das scooters modernas. Além de acessórios como, por exemplo, escudo frontal, e até reboque. O mote da campanha era: "O Rumo certo é comprar com excepcionais opções…". A empresa oferecia ainda assistência técnica e peças originais.

Os publicitários daquela época já tinham definido o target de suas campanhas: público masculino, apaixonados por futebol e que queriam fortes emoções. A primeira revista de moto só surgiu na década de 1970. Essa é uma história resgatada do fundo do baú. Valeu Chico Pitanga!  (Por Aldo Tizzani)

Capa da edição "monumental" da Gazeta Esportiva trazia a história do primeiro título do Brasil na Copa do Mundo em 1958, na Suécia

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.