Topo

Infomoto

Senna na Williams F1 e Granado na Moto2

Infomoto

19/01/2012 12h15

Janeiro está sendo um mês de boas notícias para o esporte a motor nacional. Primeiro com Felipe Zanol, que fez história no Rally Dakar. Em sua primeira participação no maior evento off-road do planeta, o brasileiro foi o melhor piloto das Américas e conquistou a décima posição na classificação geral entre as motos. Já Bruno Senna foi oficializado na equipe Williams para a temporada 2012 da Fórmula 1. E, também nesta semana, o jovem Eric Granado, de apenas 15 anos, aparece na lista oficial da Moto2 – http://www.motogp.com/pt/riders/Moto2 – categoria de acesso à MotoGP. Desde a aposentadoria de Alexandre Barros, em 2007, o Brasil não tinha um representante no Campeonato Mundial de Motovelocidade.

Granado começou o ano acelerando e vencendo. No último domingo, 15 de janeiro, a equipe da qual o jovem piloto faz parte venceu as 500 Milhas de Interlagos na categoria SuperSport  – motos de 600 a 700cc – pela equipe Mobil Rush Team, completando as 185 voltas em 7h12min10s803.

Eric Granado mostra habilidade desde muito pequeno e, agora, chega a Moto2

O piloto, fã de Valentino Rossi (Ducati), competirá no mundial pela equipe nipo-italiana JIR e terá como companheiro o francês Johann Zarco, que ano passado foi vice-campeão na categoria 125cc. Por causa da idade, o brasileiro fará sua estreia somente no Grande Prêmio da Grã-Bretanha,  que acontece em 17 de junho em Silverstone, pois o regulamento exige que os pilotos tenham no mínimo 16 anos para disputar a competição. Eric, que faz aniversário em 10 de junho, agora terá a responsabilidade de ser o único brasileiro a participar da temporada 2012 da motovelocidade.

"Eric terá tempo de sobra para se adaptar a um mundo novo, aprender novos circuitos e descobrir os segredos da Moto 2. Construímos um programa de cinco anos que prevê a sua estada na Europa e a continuação de seus estudos em conjunto com as corridas", disse o chefe da equipe JIR, Gianluca Montiron.

Eric com a família. A rotina do jovem piloto mudará bastante, já que será necessário morar na Europa

A Moto2 é uma categoria criada em 2010 para subistituir as motos 250cc de dois tempos. Todas as motos correm com motores Honda de 600cc capazes de gerar até 140 cv de potência máxima. O grande diferencial é que na Moto2 não há limitações em termos de chassi. O desenho e a construção do quadro é livre, desde que siga o regulamento técnico da Federação Internacional de Motovelocidade (FIM). Segundo as normas, quadro principal, braço oscilante, tanque de combustível, assento e carenagens não podem ser originários de motos de série. (por Aldo Tizzani)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.