Topo

Infomoto

Uma russa para Brad Pitt

Infomoto

06/01/2012 15h25

A Ural Solo, sem o sidecar integrado.

Que o ator Brad Pitt é motociclista de carteirinha e um profundo admirador dos veículos de duas rodas – principalmente dos modelos customizados e de estilo vintage – todo mundo já sabe! Durante o Ano Novo, o astro de Holywood levou o filho Pax, de oito anos, para dar uma volta de moto por Los Angeles. E a dupla aproveitou a oportunidade para fazer algumas comprinhas, como noticiou o F5, site de entretenimento da Folha (link: http://f5.folha.uol.com.br/celebridades/1029739-brad-pitt-leva-filho-em-passeio-de-moto-em-los-angeles.shtml) .

O que pouca gente conhece é que a moto em questão é uma Ural, modelo de origem russa com sidecar e muito parecida com as Zundapp militares, BMW R 75 e Harley-Davidson WLA, usadas na II Guerra Mundial. A Ural tem duas famílias de motocicletas: Solo, que é formada pelos modelos Retro Solo, Ural Wolf e Ural Solo e a outra, com sidecar integrado, composta por Ural T / Ural T TWD, Tourist, Sportsman, Ranger, Cross/Cross TWD e Retro. O preço da Ural T, com sidecar, gira em torno dos 10 mil Euros e todas são equipadas com motor Boxer refrigerado a ar, de 745cc, que gera apenas 38,8 cv a 5600 rpm. No melhor estilo retrô e sem nenhuma tecnologia embarcada (a moto ainda é carburada), as Ural são comercializadas na Europa, Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália, Nova Zelândia, sul da África e Coreia do Sul.

A UralT, com a qual o ator Bradd Pitt foi visto passeando com o filho Pax. 

Mas como conquistar o mercado com uma moto de design tão ultrapassado? A reposta é simples: bom-humor e muita criatividade nas campanhas publicitárias. A marca não tem a pretensão de ter algum tipo de título, por exemplo, "a moto mais confortável do mundo". O que os russos da Ural querem é que os motociclistas tenham uma moto robusta, de mecânica simples e que se adapte às características de pilotagem e estilo de cada um, pois conta com dezenas de acessórios. Em suma: uma moto sem frescura, mas que oferece sensação de liberdade e altas doses de diversão.

Campanha publicitária da UralT, com "striptease" de acessórios.

Confira no site os desenhos animados (UralToones) com o personagem Hari Hackman. Ele não é nenhum Brad Pitt, mas é protagoniza histórias hilariantes, cujo passagens podem acontecer com qualquer um no dia-a-dia.  Hackman usa sua Ural nestes cartoons para ressaltar a resistência e praticidade da moto para transportar objetos, mulheres de saia e até cachorro, já que o sidecar pode receber uma capota. Obviamente os russos não iriam perder a oportunidade de "tirar um sarro" dos norte-americanos. Vale a pena conferir: http://www.ural.cc/index.php?cartoons  (por Aldo Tizzani).

Hari Hackman, o "garoto propaganda" da Ural.

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.